Política

Inscrição para trabalho voluntário encerra amanhã

Os mesmos benefícios concedidos aos mesários são oferecidos aos voluntários como os dois dias de folga para cada dia trabalhado e desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) está oferecendo vagas para pessoas que queiram trabalhar voluntariamente com o apoio logístico das Eleições 2018. As inscrições devem ser feitas até amanhã, 20, exclusivamente pelo   endereço eletrônico.

O programa Apoio Logístico Voluntário (ALV) tem por objetivo auxiliar as zonas eleitorais nas diversas atividades relacionadas às eleições e ao setor técnico do Tribunal, quanto à assistência e apoio na operacionalização das eleições.

As atividades técnicas nas quais os eleitores convocados para ALV poderão participar são as seguintes: vistoria das urnas (substituição de bobinas e peças, verificação da bateria, limpeza), auxiliar na preparação e lacre das urnas eletrônicas, montagem das seções eleitorais, verificação dos dados das urnas, suporte às seções eleitorais no dia da eleição e transmissão do resultado.

De acordo com o coordenador de eleições do TRE-RR, Fábio Barros, serão selecionadas até 80 pessoas, dentre os inscritos. Quem não entrar na lista, ficará em um banco de dados e pode ser convocado a qualquer momento. “Qualquer um pode se candidatar, mas é importante que os interessados tenham afinidade com a área de tecnologia. Quem for selecionado vai receber treinamento por parte dos técnicos do Tribunal, para trabalhar com a urna eletrônica”, disse.

Como o trabalho é voluntário, as pessoas selecionadas farão jus aos mesmos benefícios concedidos aos mesários, que são dois dias de folga para dia trabalhado, desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral e em outros concursos públicos, se houver previsão em edital, conforme Resolução de Atos Preparatórios das Eleições.

CONDIÇÕES – Os interessados em participar do programa Apoio Logístico Voluntário precisam preencher formulário e declarar que não incorrem em qualquer dos impedimentos previstos na legislação eleitoral vigente, segundo a qual não podem ser nomeados para apoio logístico voluntário: os menores de 18 anos; os candidatos ou seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive, e bem assim o cônjuge; os membros de diretórios de partidos, desde que exerçam função executiva; as autoridades e agentes policiais, bem como funcionários no desempenho de cargos de confiança do executivo e os que pertencerem ao serviço eleitoral.

A inscrição do eleitor não garante a convocação desse pela Justiça Eleitoral. A nomeação será confirmada após verificados os impedimentos previstos na legislação eleitoral. Se for selecionado e convocado, o voluntário que deixar de comparecer injustificadamente no período especificado para o treinamento e trabalho, sofrerá as sanções previstas em lei. A nomeação dos voluntários selecionados será feita pelos juízes das zonas eleitorais.

Publicidade