Cotidiano

Imigrantes voltam para a Venezuela em ação voluntária

Cerca de 35 venezuelanos voltam para a fronteira em ônibus fretado por empresários venezuelanos e brasileiros

Cerca de 35 imigrantes embarcaram nesta quarta-feira, 26, em um ônibus fretado pelo governo da Venezuela. A viagem, que não estava programada, ocorre dias após o presidente Nicolás Maduro anunciar o programa de repatriação de venezuelanos. Outro ônibus sai de Boa Vista até Pacaraima na manhã desta quinta-feira, 27, a partir das 7 da manhã.

A venezuelana Iuri Mendez de 33 anos, está no Brasil há sete meses e agora pretende voltar para reencontrar seu filho que está a cuidados de sua mãe. “Quero voltar para casa para estar com meu filho, mas não sei se vou ficar lá. Aproveito essa oportunidade para que eles saibam que estou bem. Mas ainda volto ao Brasil, sei que a Venezuela ainda não está dando possibilidades de emprego e comida” contou.

Richard de Jesus Cardoso de 24 anos, mora no Brasil há pouco mais de um ano, ele conseguiu um emprego vendendo melancias na Feira do Produtor, mas disse que com os lucros não consegue se sustentar e pagar um aluguel. Agora ele é um dos venezuelanos que embarca no ônibus para retornar à cidade de Tigre, na Venezuela. Quando saiu, sua esposa estava grávida, e pela primeira vez vai conhecer sua filha.

“Minha família ficou, vou fazer essa viagem para reencontrar a família, achei que no Brasil eu teria chances de poder trazê-los, mas não consegui. Minha família são nove pessoas que ficaram, eu não posso voltar pra ficar, por que vai ser mais uma boca para alimentar. Eu vou reencontra-los, mas quero conseguir um emprego melhor no Brasil quando voltar” disse.

Iuri e Richard são venezuelanos que voltarão para a fronteira através da ação voluntária de empresários de repatriamento de imigrantes. Um ônibus fretado saiu da Rodoviária Internacional de Boa Vista, nesta quarta-feira, 26, no bairro 13 de Setembro e seguiu para Pacaraima.

REPATRIAÇÃO – A atividade de hoje está sendo acompanhada por funcionários do Palácio Miraflores e do Consulado venezuelano em Roraima. Os mesmos afirmaram ainda que a viagem não tem relação com o acordo firmado entre Maduro e a governadora Suely Campos (PP), algo semelhante ao que ocorreu no mês passado, quando o governo venezuelano encaminhou ônibus para buscar imigrantes acampados nas imediações do Abrigo do bairro Jardim Floresta.

“A iniciativa partiu de quatro empresários que fretaram um ônibus para levar os venezuelanos que querem voltar ao seu país. O ônibus levará os imigrantes até Pacaraima, e de lá o governo venezuelano assume com cuidados médicos e alimentação e com um ônibus que vão levar os imigrantes de volta para os estados que quiserem ir. É uma forma de ajudar nossa gente que está na rua de forma vulnerável. Como essa viagem não estava programada, ele não vai com todos os lugares ocupados, mas a ideia é que amanhã os venezuelanos já saibam dessa saída e se programem para o retorno” disse o empresário Eric Gana.

*Matéria atualizada às 13h09.