Cotidiano

Igreja terá pousada de passagem para venezuelanos

A Comunidade São Paulo Apóstolo realizará neste domingo,17, a inauguração do espaço.

A igreja São Paulo Apóstolo, será a primeira comunidade da Diocese de Roraima a contar com um espaço físico próprio para imigrantes venezuelanos estarem de passagem e desenvolver atividades laborais e também a promover economia solidária entre venezuelanas costureiras. O evento de entrega ocorrerá neste domingo,17,a partir das 8h.

Além dos fiéis, lideranças comunitárias, religiosos e comunidade venezuelana, estarão representantes da Cáritas Diocesana, do Tribunal de Justiça de Roraima, da Congregação dos Vicentinos, Organização

Por volta das 9h30,após a celebração em ação de graças, os agentes da pastoral, a assembleia e os demais parceiros irão inaugurar a ‘pousada’ de passagem. O espaço conta com dois dormitórios para acolher venezuelanos e venezuelanas vindos de outros municípios que já estão com viagem marcada para outro estado.  As camas foram uma doação da Agência da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

“A hospedagem terá um valor simbólico, menor que os hotéis convencionais. Eles então, economizarão na estadia com um valor mais barato, incluindo alimentação, o acolhimento e outras atividade. Isto é o que difere dos demais hotéis”, comentou a coordenadora do projeto, Jacilda Barreto.

A coordenadora frisou sobre o valor arrecadado com a dormida na ‘pousada’. “Será destinado para ajudar na reforma da igreja”, esclareceu ela.  

Será inaugurado também um atelier de produção solidária, com oito novas máquinas de costura, uma doação do Tribunal de Justiça de Roraima, por meio de um projeto de economia solidária. “O primeiro atelier voltado para mulheres venezuelanas e brasileiras, também, visa a garantia da sustentabilidade e da autonomia financeira das venezuelanas e de brasileiras que quiserem entrar no projeto de costura”, completou Jacilda.

Por meio do projeto caminhos de Solidariedade, da Cáritas Diocesana, as mulheres já possuem materiais para iniciar o trabalho de costura. Linhas, tecidos, botões, zíperes, tesouras, além de outros materiais já estão disponíveis.A igreja São Paulo Apóstolo está localizada na avenida São Paulo, 324 – bairro Dos Estados.