Cotidiano

Igreja é alvo de criminosos pela quinta vez

Parte da fiação foi levada pelos criminosos, prejudicando as ações que são desenvolvidas com a comunidade

A audácia dos criminosos não tem poupado nem mesmo os prédios de instituições religiosas. Na noite desta segunda-feira, 15, elementos ainda não identificados levaram parte da fiação elétrica da Igreja de Santa Luzia, localizada no bairro Treze de Setembro.

Por conta do problema, as atividades que são realizadas regularmente durante a semana pela comunidade tiveram de ser interrompidas. O local não possui sistema de câmeras ou vigia noturno, o que facilitou a ação dos criminosos.

Morador do bairro há mais de 30 anos, o coordenador de ações da comunidade, Nivaldo Barbosa, 60 anos, contou a FolhaWeb que esta é a quinta vez esse ano que a igreja é alvo dos furtadores, um crime que tem se tornado frequente no bairro.

“Infelizmente a situação de segurança no nosso bairro está muito ruim, e essa é a quinta vez que a igreja passa por esse tipo de ataque. Nós já comunicamos várias vezes às autoridades, mas não vimos nenhuma resposta imediata para combater esse tipo de crime”, comentou.

Barbosa relatou ainda que além dos prejuízos com a fiação furtada, os criminosos ainda tentaram levar outros objetos que são utilizados pelos fieis nas ações das aulas de catequese e nas reuniões do clube de mães, uma vez que as fechaduras de algumas portas também foram danificadas.

“Ainda estamos fazendo o levantamento dos prejuízos, mas só com a fiação, nós estimamos um gasto de R$ 4 mil reais, fora os reparos que teremos que fazer com troca de fechaduras”, completou.

Um dia após o fato, membros da comunidade decidiram auxiliar no conserto de algumas portas que ficaram empenadas com a ação criminosa. Na ocasião, eles produziram um vídeo mostrando os locais por onde os criminosos passaram.

Para Nivaldo Barbosa, fica a sensação insegurança e a insatisfação com a falta de ações enérgicas contra a criminalidade por parte do poder público.

“Fica aqui o nosso apelo para que as autoridades olhem mais para a segurança do Treze de Setembro. Nós sabemos que a administração pública encontra-se colapsada por conta dessa crise, mas isso não pode ser uma prerrogativa para essa falta de ação em segurança pública”, salientou.      

O OUTRO LADO – A PMRR (Polícia Militar de Roraima) informou em nota que o policiamento em toda cidade é realizado diuturnamente.

No bairro 13 de setembro, o policiamento foi intensificado por possuir dois abrigos para imigrantes, e além das unidades da Polícia Militar, a área possui também rondas da Força Nacional, que é responsável pela segurança em torno dos abrigos e bairros adjacentes.

A PMRR ressalta ainda que os responsáveis pelo imóvel devem registrar o caso junto a Polícia Civil para ser investigado.