Cotidiano

Igreja Católica faz procissão terrestre para comemorar data

Pelo segundo ano consecutivo, procissão fluvial é impedida de ser feita pela Marinha do Brasil

O dia 29 de junho foi instituído pela Igreja Católica para comemorar o Dia de São Pedro. A história conta que um pescador teria sido convidado por Jesus Cristo para seguir seus passos. Por conta da antiga profissão do Apóstolo, as celebrações são feitas nas vias fluviais do país.

Porém, aqui em Roraima, a programação vai ser um pouco diferente. Por conta de uma determinação da Marinha do Brasil, as embarcações e os pescadores não estão habilitados para trafegarem pelo rio. Sem ter como manter a tradição, a Igreja procurou alternativas para não passar em branco a importância da data.

No dia de hoje, a partir das 6h da manhã, haverá a Alvorada na Igreja São Pedro, localizada no bairro de mesmo nome, e um café da manhã compartilhado com a comunidade. A tarde, às 17h, começa a procissão em frente à Igreja Matriz, que segue pela Rua Floriano Peixoto, continuando pela Cecília Brasil, seguindo pela Avenida Getúlio Vargas até chegar à beira do Rio Branco, onde terá uma procissão simbólica com duração de 10 minutos, retornando para a Matriz depois. A programação segue com a missa e o arraial da igreja. 

Bancos e lotéricas não vão funcionar no feriado

Durante as comemorações do feriado de São Pedro no dia de hoje, 29, os bancos não estarão funcionando para atendimentos, apenas nos caixas eletrônicos. Os cartórios e lotéricas não terão serviços durante todo o dia, assim como os Correios. A maioria dos serviços ainda está se organizando para saber como será o horário de funcionamento na segunda-feira por conta do jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Rússia.

PREFEITURA – No feriado, no sábado e no domingo, o transporte coletivo terá 85% da frota circulando normalmente. Se houver aumento na demanda, a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) afirmou que irá disponibilizar ônibus extras.

Os táxis-lotação irão funcionar nos seguintes horários: no feriado, das 8h às 12h. No sábado, o serviço fica disponível das 6h às 14h e no domingo, das 8h às 12h. Para os servidores municipais, o expediente volta na segunda-feira, a partir das 14h. 

GOVERNO – As unidades de saúde que realizam atendimentos de urgência, como o Hospital Geral de Roraima (HGR), Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth e o Pronto Atendimento Cosme e Silva funcionarão normalmente, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

Os serviços do Hospital Coronel Mota, Centro de Referência de Saúde da Mulher, Núcleo Estadual de Reabilitação Física e Centro de Cardiologia e Diagnóstico por Imagem não irão funcionar, retomando o atendimento na terça-feira, 3, depois do ponto facultativo. Para os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), os atendimentos ficarão restritos apenas para quem já está internado. O Hemoraima retorna às atividades na terça-feira, dia 3.

A Polícia Militar afirmou que mantém o patrulhamento normalmente na capital e no interior. A Polícia Civil informou que os atendimentos seguem normalmente em todos os distritos da capital para o registro de Boletim de Ocorrência. Para os casos mais graves, o atendimento será feito no 5º Distrito Policial, localizado no Distrito Industrial. Os atendimentos na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), os registros de Boletim de Ocorrência funcionarão normalmente, mas para a emissão de Medidas Protetivas de Urgência devem ser feitos no 5º DP. Lembrando que a DEAM funciona em novo endereço, na Casa da Mulher Brasileira, Rua Uraricuera, no São Vicente.

Já no Corpo de Bombeiros, os serviços serão reforçados para atendimentos pré-hospitalares, combate a incêndios e salvamentos, inclusos de busca e salvamento de mergulho. (A.P.L)