Entretenimento

II Remada Ecológica ocorre hoje

O evento é realizado pelo Movimento Puraké com o objetivo de chamar atenção para a degradação do Rio Cauamé, afluente do rio Branco.

O Movimento Puraké realiza neste sábado dia 1º de dezembro, a II Remada Ecológica em Defesa das Águas de Roraima. Este ano, o evento tem o objetivo de chamar atenção para a degradação do Rio Cauamé, afluente do rio Branco.

A concentração será 13h e saída 14h da Praia da Polar no rio Cauamé. O percurso será de 10km até o Porto do Babazinho, no rio Branco, onde a banda Jamrock fará o show principal, com participação da banda Joana Dark.


O Movimento irá disponibilizar um caminhão no Porto  para levar os caiaques/sup até a praia da Polar, das 12h até 12h40min. O porto do Babazinho fica localizado na Avenida Major Williams, descida para o rio Branco.

Não serão permitidos veículos motorizados. A remada contará com o apoio da Defesa Civil Municipal de Boa Vista.

Para Bruno Souza, um dos coordenadores do Movimento Puraké, o evento é importante para chamar a atenção da sociedade e da classe política sobre a necessidade de conservar a bacia do rio Branco, em especial o rio Cauamé que vem sendo rapidamente destruído pelo despejo de esgoto e pesticidas, desmatamento, dentre outros fatores. “Ou defendemos os nossos recursos hídricos ou plantaremos um futuro sombrio para as gerações que estão chegando”, afirma.

A destruição das águas de Roraima afeta também o setor produtivo, como o turismo e agronegócio, por exemplo.

I EDIÇÃO

A I Remada Ecológica realizada ano passado pelo Movimento Puraké, abordou a questão da degradação dos recursos hídricos de Roraima causada pelo aumento no uso de agrotóxicos, desmatamento e pelos garimpos. Naquela ocasião foram coletadas assinaturas que resultaram em duas audiências públicas, uma em Boa Vista e outra em Caracaraí, que discutiram “o Futuro da Bacia do Rio Branco”, com parceiros importantes como o MPF-RR, Diocese de Roraima, Universidade Federal de Roraima, Prefeitura de Caracaraí, dentre outros.