Cotidiano

IFRR faz análise criteriosa frente à avaliação negativa

Das sete unidades de ensino superior do Estado, avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRR) foi a que obteve a pior avaliação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Para reverter a situação, a instituição afirma que adotou um processo de análise criterioso junto aos acadêmicos, professores e gestores de cada curso.

Segundo os resultados divulgados, os cursos de Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Matemática (Licenciatura) e Educação Física (Licenciatura) do IFRR receberam nota 2 no Enade e o curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) obteve nota 1.

Sobre o caso, a Coordenação de Comunicação do Campus Boa Vista do IFRR consentiu que os resultados do Enade conferem e que a gestão administrativa e pedagógica adotou ações de avaliação e reflexão frente aos índices negativos.

A primeira delas é a análise criteriosa da prova, focando no conteúdo posto no Enade e os conteúdos programáticos de cada curso. Além disso, o IFRR se propôs a realizar uma avaliação dos métodos educativos em desenvolvimento na instituição, com objetivo de alinhar às exigências do exame.

Outra medida que deve ser tomada são as reuniões com professores, coordenadores e estudantes de cada curso de graduação. No encontro pedagógico com docentes e gestores, serão abordados a análise do processo de desenvolvimento do curso quanto a metodologias empregadas, práticas formativas e aprofundamento dos conteúdos associando o perfil formativo e as concepções postas nos exames.

Já na reunião com acadêmicos serão discutidas a ciência dos conceitos, avaliação do processo de desenvolvimento do curso e análise do exame, abordando “o sentimento em relação ao exame, dificuldade e expectativas”, explicou o IFRR.

ENTENDA O CASO – O Enade é uma avaliação de desempenho dos estudantes do ensino superior. Este ano, foram avaliadas mais de 10 mil instituições no Brasil, com apenas 6% delas recebendo nota máxima.

Em Roraima, além do IFRR, a avaliação também ocorreu na Universidade Federal de Roraima (UFRR), a Universidade Estadual de Roraima (Uerr), Instituto Federal de Roraima (IFRR), Faculdades Cathedral, Faculdade Roraimense de Ensino Superior (Fares), Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil (Faceten) e Centro Universitário Estácio da Amazônia.

A avaliação levou em conta 42 cursos de graduação no Estado e os estudantes prestes a receber o diploma. Foram 1001 acadêmicos inscritos na prova, mas somente 785 participaram do exame. (P.C.)