Entretenimento

Hoje é o dia dos solteiros

Sexóloga afirma que é possível ser feliz solteiro, mas não isolado

Se o dia 12 de junho é lembrando e comemorado, principalmente pelo comércio, por ser o dia dos namorados, 15 de agosto é o dia dos solteiros comemorarem. Seja por escolha própria ou escolha do destino aqueles que vivem fora de relações amorosas também podem ser felizes e ter um dia para chamar de seu.

Deize Miranda, 26 anos, teve seu último relacionamento sério em 2014. Ela foi vítima de um relacionamento abusivo. Seu parceiro estava afastando ela do convívio com a família, amigos e até mesmo da própria filha. Deize foi proibida, inclusive, de estudar e trabalhar.

Ela encontrou forças para sair do relacionamento abusivo e poder viver sozinha “O respeito já estava acabando e aquilo me fazia mal. E eu resolvi me afastar daquilo que pensava que era amor e eu sabia que aquilo que eu estava vivendo e sentindo estava longe de ser amor. Era dor, carência e apego. E então eu optei mais uma vez por ficar solteira”, afirmou.

Hoje ela não tem dúvidas: prefere estar sozinha a estar mal acompanhada e não pretende ter outro namorado tão cedo, e diz que a escolha de ainda estar solteira é porque quis se amar.

ESPECIALISTA – A sexóloga Maíne Ferreira afirmou que é perfeitamente normal o isolamento,  após ser vitima de um relacionamento abusivo, mas alertou que precisa ser avaliado se a pessoa sente medo de se relacionar mais uma vez ou se está no processo de cura e resgate da própria estima. Outro alerta de Maíne é que não é saudável sair de um relacionamento abusivo e embarcar em outro do mesmo tipo.

Como nem todo solteiro é vitima de uma tragédia, a sexóloga afirma que é possível ser feliz optando ser solteiro “independente de estarmos com alguém ou não, nós sempre seremos só nós. Enquanto não aprendermos a lidar com a nossa individualidade, com os momentos em que queremos ficar sozinhos e com os momentos que queremos ficar a dois, nós não vamos ser felizes em nenhum relacionamento” ,completou. 

A sexóloga afirma que é possível ser feliz solteiro, mas o ser humano não foi feito para ficar sozinho, ele precisa de interações com outras pessoas. “Se ele busca isolamento, ele não vai conseguir se isolar, mas é possível ser feliz solteiro? Claro que é, se a pessoa se basta ela é feliz, mas vai se aproximar do outro quando sentir necessidade”, finalizou.

Colaborarador da FolhaWeb Fabrício Araújo