Saúde e Bem-estar

Hidratação é o mais importante explica otorrino

Saiba quais os cuidados básicos para cuidar da garganta e do nariz durante resfriados

O nariz e garganta são muitas vezes os grandes responsáveis, em conjunto ou em separado, pela utilização da expressão “Ficar de molho” durante uma gripe ou um resfriado. Doenças ou mal-estares destes três órgãos acompanham-nos desde sempre. Em crianças, são muito frequentes. Em adultos, são dos que mais prejudicam a produtividade.

De acordo com o otorrinolaringologista, Mauro Shimitz, o vírus da gripe entra pelas vias aéreas e se instala no nariz e garganta. Uma dor de ouvidos pode surgir como complicação de uma gripe ou crise alérgica, onde o nariz é o protagonista. Por outro lado, o nariz entupido obriga-nos a respirar mais pela boca sendo muitas vezes afetada a garganta. São muitas as combinações possíveis e frequentes.

“Nesses casos, é preciso fazer primeiro o diagnóstico correto, apurar se existem mais sintomas como a febre, mal-estar, coriza, dor muscular que normalmente acompanham a doença. A melhor forma de evitar esses sintomas é através da vacinação, porque o vírus se transmite muito facilmente pelo ar, principalmente em ambientes com muitas pessoas e muito fechados”, explica.

Segundo o médico, a partir do momento que se já está contaminado com a gripe, a melhor estratégia para evitar os sintomas é beber muita água e repouso.

“É importante a hidratação adequada, evitar alimentos gelados ou muito quentes que podem causar dor na garganta, usar o descongestionante nasal caso a respiração esteja obstruída, evitar o esforço físico como atividades físicas, e usar um antitérmico para combater a febre. Caso os sintomas comecem a piorar, procurar um médico”, contou.

O médico reforça que durante o resfriado, os pacientes devem procurar por uma alimentação mais liquido e pastosa. “A hidratação é o mais importante, e a alimentação vai auxiliar para que o paciente se recupere mais rápido da gripe”, explica.

Evite estar muito tempo em ambientes com ar-condicionado, pois tendem a secar as mucosas da garganta e do nariz, diminuindo as defesas das principais portas de entrada do nosso corpo. “É importante lembrar que o repouso também é uma forma de evitar o contato com outras pessoas, e assim são menos pessoas doentes”, reforça.