Cotidiano

Hemocentro convoca voluntários para doar sangue antes do Jogo do Brasil

Nesta sexta-feira, dia 6, o Hemoraima irá funcionar das 7h30 às 12 horas, e não vai funcionar no feriado de segunda-feira, dia 9, aniversário de Boa Vista.

A Direção do Hemoraima (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Roraima) está convocando doadores de sangue de fator negativo para suprir o estoque, principalmente do tipo O-, que está em nível crítico de abastecimento para as unidades hospitalares.


Nesta sexta-feira, dia 6, o Hemoraima irá funcionar das 7h30 às 12 horas, e não vai funcionar no feriado de segunda-feira, 9, aniversário de Boa Vista. “É necessária a participação de pessoas que possam e queiram fazer essa doação, principalmente para garantir o estoque nesse feriado prolongado”, explicou , enfermeiro da Unidade, Isaias Magalhães.


Nos demais dias, a coleta funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas. O Hemoraima fica na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima). O sangue coletado é para atender, principalmente, as cirurgias e outras situações de urgência que chegam ao Trauma do Pronto Socorro Francisco Elesbão.


“Vale ressaltar que aos fins de semana, o número de ocorrências tende a aumentar e, consequentemente, aumenta também a demanda por cirurgias nos hospitais, cujo procedimento necessita de bolsas de sangue para ocorrer”, complementou Magalhães.


QUEM PODE DOAR? – O candidato a doador de sangue precisa ter mais de 50 kg e não deve estar em jejum no dia da doação, mas é preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos até 2 horas antes da coleta. O adolescente a partir de 16 anos de idade, acompanhado pelos pais ou responsável legal, também pode ser um doador de sangue. Para quem já é doador assíduo, a idade permitida é até 69 anos.


Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no período pós-parto. Nas duas horas que antecedem ao procedimento, o voluntário preenche um cadastro e em seguida é avaliado clinicamente. Se não houver nenhum obstáculo clínico, a coleta é realizada logo em seguida.