Polícia

Guarda Municipal prende indivíduo portando pistola

Anderson de Souza e Sousa estava em posse de uma pistola Glock 9mm e drogas

Por volta das 23h45 da segunda-feira, dia 10, guardas civis municipais que ficam no Posto da Praça Mané Garrincha, no bairro Tancredo Neves, faziam patrulhamento de rotina pelas imediações do espaço quando avistaram quatro indivíduos em atitude suspeita. Do bando, Anderson de Souza e Sousa, de 21 anos, foi preso em posse de uma arma de fogo e drogas.

Conforme a Guarda, no momento da abordagem, o quarteto se dispersou e fugiu em bicicletas. Anderson correu para despistar a guarnição, desobedecendo às ordens de parada, sendo interceptado junto com um comparsa. Durante a revista, os guardas encontraram com Anderson uma pistola Glock, calibre 9mm [milímetros] com carregador alimentado com 10 munições intactas. Ele também guardava no bolso uma cédula de R$ 10,00, na qual envolvia uma porção de maconha.

Ele resistiu à revista e teve que ser algemado. A Guarda informou que, durante o procedimento de contenção para algemar o criminoso, ele acabou ferindo o lado esquerdo do rosto ao cair e teve que ser levado ao Pronto Socorro da Policlínica Cosme e Silva, no Pintolândia, para receber atendimento médico.

Ao fazerem buscas pelo local onde o quarteto estava, os guardas acharam mais uma quantidade de droga. Enquanto era levado para a Central de Flagrantes do 5º DP, Anderson foi questionado sobre a origem da arma e respondeu que estava cuidando da pistola para um amigo foragido, chamado Tiago, afirmando que se tratava de um “favor”. Ele também disse que o dono da pistola é membro do crime organizado, batizado como “Tiago36”.

Na Delegacia, a autoridade policial de plantão considerou as provas e diante da materialidade do crime, lavrou o Auto de Prisão em Flagrante (APF) contra Anderson. Ele permaneceu detido na Delegacia até a manhã de ontem, dia 11, quando foi apresentado à Justiça em audiência de custódia. A arma e as drogas ficaram apreendidas para serem submetidas à perícia técnica. O comparsa do flagranteado foi liberado por não haver contra ele qualquer indício de ter praticado delito. (J.B)