Cultura

Grupo de teatro realiza espetáculo grátis em Alto Alegre

Peça usa vocabulário da região amazônica com objetos e situações típicas do universo ribeirinho

Após uma série de oficinas e apresentações, o  espetáculo “O Dia da Caça” da companhia Las Cabaças  será apresentado nesse sábado no município de Alto Alegre, a partir das 19 horas na Praça Gonçalves Dias. A entrada é franca.

Com o tema principal a típica caçada, a peça usa vocabulário da região amazônica com objetos cênicos (a boroca, a canoa, o arco e a flecha e o terçado) e situações típicas do universo ribeirinho, fazendo presente além do humor, a delicadeza e sensibilidade das atrizes diante dos assuntos abordados.

Além de Boa Vista e Alto Alegre, a companhia passou por várias cidades da região norte, no estado do Amazonas, a dupla se apresentou nas cidades de Manaus, São Gabriel da Cachoeira e Santa Izabel do Rio Negro e  no Acrem, na capital Rio Branco e em Xapuri e Cruzeiro do Sul). O projeto é contemplado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/2018. Em 2019 é a vez de Rondônia (Porto Velho e Ji-Paraná).

Com o tema principal a típica caçada, a peça usa vocabulário da região (Foto: Divulgação)

Sinopse:

As caçadoras Bifi e Quinan, famintas há 3 dias, passam uma noite na floresta seguindo rastros de bichos e procurando avidamente por comida, subindo e descendo rios em sua canoa e aprontando diversas confusões em terra firme.

Sobre Las Cabaças:

Las Cabaças é formado pelas palhaças Bifi (Juliana Balsalobre) e Quinan (Marina Quinan). As atrizes se conheceram em 1995, quando se formaram no Teatro-Escola Célia Helena em São Paulo. Foram professoras de teatro para crianças e adolescentes na Casa do Teatro na cidade de São Paulo e atuaram em hospitais públicos da capital paulista pela organização não-governamental Doutores da Alegria, onde formalizaram seu trabalho como dupla.

O trabalho que desenvolvem se concentra nas formas de
intervenções em espaços públicos e no cotidiano de comunidades no interior do Brasil, visando a troca humana e cultural e buscando transformar as experiências vividas em roteiros teatrais através da linguagem da palhaçaria. Desse trabalho surgiram 3 espetáculos de repertório: “Semi-Breve”, “Divagar e Sempre” e “O Dia da Caça”.

Desde 2006 as artistas mergulham numa pesquisa prática na região amazônica, visitando comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas, realizando apresentações e intervenções artísticas, sempre com a linguagem da palhaçaria clássica, buscando a troca humana e cultural, aprendendo o modo de vida, palavra, gestos e histórias.Mais informações: www.lascabacas.com.br

Publicidade