Cotidiano

Governo e Prefeitura realizam programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher

Nesta quinta-feira, 8, às 10h, o Governo do Estado realiza a abertura oficial das ações do mês de março alusivas ao Dia Internacional da Mulher no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos, no Centro Cívico. O evento terá como destaque o lançamento da Campanha “Viver sem Violência é Direito de Toda Mulher”, além do anúncio da previsão do início de funcionamento da Casa da Mulher Brasileira e das políticas desenvolvidas para as mulheres.

Também hoje, das 9h às 13h, no Centro de Referência da Saúde da Mulher, situado na Avenida Capitão Júlio Bezerra, no bairro Aparecida, a Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) e a Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) realizam a primeira ação do ano do programa “Mulher: o Governo mais Perto de Você”. Entre os serviços, a Setrabes vai oferecer atendimento psicossocial, oficinas de artesanato, inscrições para o programa Balcão de Ferramentas, corte de cabelo e design de sobrancelhas.

A Sesau, por sua vez, vai oferecer atendimentos, consultas e exames especializados, serviço de Fisioterapia, massagem relaxante, ginástica laboral, palestras sobre a coleta do Exame Preventivo Papanicolau e alimentação saudável, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, atendimento com oftalmologista, ginecologista, mastologista e clínico-geral. Ainda serão realizados atendimentos por parte da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) da Defensoria Pública do Estado (DPE-RR).

No âmbito municipal, a Prefeitura de Boa Vista (PMBV) informou que cada secretaria preparou as suas ações para celebrar o Dia Internacional da Mulher. No início do dia, a partir das 8h30, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Cauamé, Centenário, Nova Cidade, Pintolândia, São Francisco, Sílvio Leite e União vão realizar um dia de lazer para as mulheres da comunidade e integrantes do projeto Cabelos de Prata.

No mesmo horário, a unidade de saúde Doutor Silvio Botelho vai promover ações de saúde voltadas para as mulheres e, às 10h30, as ações também serão desenvolvidas na unidade de saúde do Pricumã. A partir das 14h, profissionais da unidade Santa Luzia darão uma palestra sobre câncer de colo uterino para todas as mulheres da comunidade e a unidade Lupércio Lima Ferreira vai disponibilizar testes rápidos, consultas médicas e palestras aos pacientes.

Ainda como parte da programação comemorativa, a Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil em Roraima (OAB-RR) vai distribuir de forma gratuita a Cartilha da Mulher Advogada nos fóruns, tribunais e outros órgãos do Estado a partir das 8h. A cartilha reúne as principais prerrogativas e direitos da mulher advogada em âmbito federal e local e tem como objetivo incentivar o combate à violação de prerrogativas e a exigência do respeito a esses direitos. (A.G.G)