Política

Governo afirma que não firmou acordo de repatriação com Maduro

De acordo com Ministério Público Federal (MPF), a visita teve como pauta apenas a questão energética no Estado

Em atendimento a um questionamento feito pelo Ministério Público Federal (MPF), o Governo de Roraima informou que não formalizou nenhum tipo de acordo para o repatriamento de venezuelanos com o presidente Nicolás Maduro.

Nas informações prestadas à Procuradoria Federal de Direitos do Cidadão, o Governo do Estado relatou que o encontro promovido por Maduro teve como somente como pauta a questão energética no estado, especialmente sobre a possibilidade de a Eletrobrás realizar a manutenção da linha de transmissão da usina hidrelétrica Guri, na Venezuela.

“O linhão de transmissão de energia da usina abastece 10 dos 15 municípios do estado de Roraima, que sofre com uma rotina de interrupções constantes no fornecimento de energia”, completou o MPF, em nota.

REUNIÃO – Na quinta-feira passada, 20, Suely Campos (PP) foi até ao Palácio Miraflores, em Caracas, a convite do presidente da Venezuela. Dentre os assuntos citados por ela, logo após regressar ao Estado no mesmo dia, estavam a situação da crise migratória e os problemas relacionados ao sistema energético.

Na ocasião, Suely enfatizou que Nicolás Maduro apresentou a ela os programas assistenciais que seu governo estava realizado para amenizar o problema. Entre essas iniciativas estava o Vuelta a La Patria (Plano Volta à Pátria), que funcionaria por meio de parceria com o Consulado venezuelano.

“Esse programa já existe, inclusive acontecendo em outros países, nós só pedimos para que ele dê uma celeridade porque nós estamos identificando vários venezuelanos que querem voltar para sua pátria. Com isso, terão todo apoio, tanto do Governo do Estado quanto da receptividade do governo venezuelano”, completou.

Mais detalhes na Folha Impressa desta sexta-feira, 28.

Colaborou a repórter Paola Carvalho.