Cotidiano

Governo Federal quer comprar alimentos produzidos em Roraima

Ato poderá fazer com que o fluxo migratório sirva como impulso para a economia local

O Ministério do Desenvolvimento Social doou 40 toneladas de leite em pó para abrigos de refugiados venezuelanos em Roraima.

Anúncio foi feito pelo próprio ministro Alberto Beltrame, durante viagem a Roraima ontem. Beltrame visitou os abrigos ao longo do dia e revelou que, no caso de futuras doações, gostaria de comprar produtos provenientes da agricultura familiar roraimense. 

Segundo o ministro, a ação é uma forma de não apenas colaborar com a Operação Acolhida, mas também de favorecer a agricultura familiar no Brasil, uma vez que todo o leite em pó foi comprado de pequenos agricultores do Rio Grande do Sul. Ele afirmou que essa compra fez o mercado do estado se regularizar, estabilizando o preço dos leites em mercados.

“Nosso trabalho é feito focado no incentivo à agricultura familiar. O leite aqui foi todo produzido pela categoria no Rio Grande do Sul, e depois transformado em pó. A partir do momento que estamos comprando esse produto da agricultura familiar, estamos fortalecendo sua produção e ao mesmo tempo ajudando os beneficiados”, avaliou.

Alberto Beltrame também destacou que possui interesse de, em caso de novas doações ocorrerem nos próximos meses, comprar produtos provenientes da agricultura familiar roraimense. Em sua visão, o ato poderá fazer com que o fluxo migratório sirva como impulso para a economia local.

“São 5 mil refugiados que estão em abrigos no estado de Roraima por guarda das Forças Armadas. Cada quilo de leite produz três litros, então sabemos que ele servirá por bastante tempo. Por isso, não vemos como necessidade novas doações neste momento, mas isso não significa que elas não poderão vir a acontecer. Em próximas ações, queremos ajudar a agricultura familiar de outros estados, incluindo Roraima, fazendo com que o próprio processo de migração sirva como motor para a economia local”, discorreu.

Na coletiva de imprensa, o processo de interiorização também foi mencionado pelo ministro do Desenvolvimento Social. Ele relatou que vê a Operação Acolhida como bem-sucedida em suas atividades no estado e que a meta do Governo Federal, de garantir que pelo menos 2 mil imigrantes serão interiorizados neste mês, já está sendo alcançada.

“Estaremos completando, com o voo que será realizado nesta terça-feira, 25, o quantitativo de 2.206 venezuelanos oficialmente interiorizados. Esse é um saldo positivo para nós, pois significa que são refugiados ingressados na sociedade brasileira, que sempre esteve aberta aos outros países. Eles estarão empregados, vacinados e prontos para iniciarem suas novas vidas no Brasil. Para nós, acima de qualquer coisa, o mais importante é garantir o trabalho para eles. Sabemos que o mercado de trabalho é difícil, mas estas são pessoas que precisam começar de novo, e queremos ajudar. Isso é algo que faz o país dizer não para a xenofobia e a violência”, pontuou. (P.B)

Publicidade