Política

Governo Federal promove mutirão de saúde para venezuelanos em Roraima

As ações no Estado serão gerenciadas pela Rede Ebserh; A solenidade de abertura dos trabalhos ocorrerá na UFRR

O Ministério da Educação (MEC) promove neste domingo, 26, as atividades da ação médico-humanitária voltada para imigrantes venezuelanos em Roraima. A iniciativa será gerenciada por voluntários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), entidade vinculada ao órgão ministerial.

Conforme o MS, a abertura dos trabalhos vai acontecer a partir das 16h, na Universidade Federal de Roraima (UFRR), tendo as presenças confirmadas do presidente da Rede Ebserh, Kleber Morais; do reitor da UFRR, Jefferson Fernandes; do comandante da Operação Acolhida, coronel Goeorges Feres Kanaan; do vice-presidente da Rede Ebserh, Arnaldo Medeiros; da superintendente do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe, Angela Silva, e dos voluntários da entidade.

Ao todo, 36 profissionais da área de saúde dos hospitais universitários federais vinculados à Rede Ebserh atuarão como voluntários para oferecer atendimento médico nas especialidades de ginecologia, obstetrícia, pediatria, infectologia, oftalmologia.

“Eu acho que isso salienta, mais uma vez, o espírito do povo brasileiro. Com um breve chamado e sem esforço nenhum, nós tivemos uma série de pessoas que estão doando o seu tempo para apoiar outras que estão necessitando de ajuda”, destacou o ministro da Educação, Rossieli Soares, durante lançamento oficial da iniciativa neste sábado, 25, em Brasília.

Segundo o ministro, os médicos, enfermeiros e técnicos de laboratório da Rede Ebserh terão o apoio do comando da Operação Acolhida, coordenada pela Casa Civil da Presidência da República, contando ainda com o suporte das pastas da Defesa, Saúde, Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego e Forças Armadas, bem como da Polícia Federal e da Organização das Nações Unidas (ONU).

O mutirão de saúde no Estado vai ocorrer até o dia 1º de setembro, na capital e na cidade de Pacaraima.

Em Boa Vista, as ações serão direcionadas aos venezuelanos que ocupam os abrigos na cidade, e, em Pacaraima, haverá vacinação para os imigrantes. Estão previstas atividades educacionais preventivas em saúde, exames, testes para hepatites B e C, HIV e VDRL, glicemia, verificação de pressão arterial e citologia de colo de útero.

Além disso, os beneficiados terão orientação sobre escovação dentária, prevenção e esclarecimentos relacionados a parasitoses intestinais, instruções de nutrição, consultas de oftalmologia, apoio as gestantes e dicas de amamentação, dentre outros procedimentos. Os insumos e materiais a serem utilizados na ação foram fornecidos pelos hospitais universitários federais da Rede Ebserh e Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS-MS).

INFORMAÇÕES: Ministério da Educação.