Cotidiano

Governo Federal promete instalar abrigo de transição entre Pacaraima e Boa Vista

Um novo abrigo será criado, em trajeto ainda não determinado da BR-174 entre Pacaraima e Boa Vista, para acolher refugiados em situação de vulnerabilidade humanitária, e assim poder realizar o encaminhamento para outros estados. As medidas foram divulgadas em nota da Presidência da República, após reunião emergencial realizada no Palácio do Planalto na manhã deste domingo, 19.

Líderes do governo federal se pronunciaram sobre um pacote de medidas que serão realizados em Roraima após a revolta da população de Pacaraima neste sábado, 18, que resultou na saída de centenas de venezuelanos do município. Além do novo abrigo, 120 pessoas da Força Nacional serão enviadas para Pacaraima de forma imediata, e 36 profissionais da área da saúde para atendimentos à imigrantes no dia 26 de agosto.

Também está previsto haver uma reunião nesta segunda-feira, 20, para concluir negociações em torno do início das obras do linhão de Tucuruí para integração ao sistema elétrico nacional. Uma comissão interministerial visitará Pacaraima para adotar providências adicionais.

A nota também afirma que o Itamaraty está em contato constante com autoridades venezuelanas, e alega que essa ligação serviu como uma forma de resgatar os 30 brasileiros que estiveram presos em um abrigo improvisado na Venezuela, após serem ameaçados de morte por imigrantes revoltados por terem sido expulsos de Pacaraima. (P. B.)