Cotidiano

Fundação Fé e Alegria quer aumentar atendimento a crianças

Atualmente 80 crianças brasileiras, venezuelanas e haitianas são atendidas; a meta é expandir este atendimento para 120

A Fundação Fé e Alegria do Brasil, que atua há mais de 35 anos nas áreas de educação e promoção social, opera em Roraima há cerca de três meses, realizando um trabalho de ajuda humanitária às famílias venezuelanas, brasileiras e haitianas, abrangendo as crianças na faixa etária de seis a 14 anos, com ações de educação, compreendendo ainda o acesso à igualdade de cidadania e oportunidades educativas para todos.

Segundo o responsável pelo Núcleo de Atendimento da unidade Boa Vista, José Homero, a Fundação Fé e Alegria é uma organização sem fins lucrativos, que promove desde 1981 processos educativos integrais, voltados a atender crianças em extrema situação de vulnerabilidade e atualmente encontra-se presente em 20 cidades brasileiras de 14 Estados da federação. Na capital, a unidade funciona na área externa da comunidade São Bento, localizada na avenida Ataide Teive, no bairro Liberdade.

“Roraima é um dos recentes estados em que estamos implantando nosso núcleo de atuação e acolhimento, onde oferecemos educação infantil, ensino fundamental, médio e ensino técnico, promovendo acesso à cultura e informação. Nossa meta, em razão desta situação dos migrantes venezuelanos, é fortalecer vínculos familiares. Aqui acolhemos as crianças com o direcionamento a aulas de esporte, música, civismo e prevenção a todo e qualquer tipo de exploração a crianças e adolescentes”, explicou.

José Homero ressaltou que, apesar de ser uma instituição que abrange todos os povos, atualmente a Fé e Alegria atende três brasileiros, quatro haitianos e 74 venezuelanos. Ainda restam 40 vagas a serem preenchidas. “A nossa meta é atender 120 crianças”, revelou. “Aqui, em um único ambiente, as crianças, sem nenhuma exclusão de país ou raça, têm acesso a aulas de educação musical, onde estamos com nossa oficina de flautas e aqui nesse trabalho de acolhimento todos têm acesso a inúmeros serviços, bem como à alimentação, incluindo lanche e almoço”, acrescentou.

“Optamos pelas parcelas da população excluídas de direitos, bens materiais e culturais, de áreas urbanas, rurais e indígenas. Atuamos a partir das necessidades reais das populações, valorizando e revitalizando suas culturas e experiências populares, por meio de processos participativos. Nossa principal missão em Roraima e nos demais Estados onde atuamos é promover o alcance à justiça educacional, tendo como meta a igualdade de oportunidade a todos, sem distinção de raça ou nacionalidade”, reforçou.

VOLUNTÁRIOS – José Homero destacou que, por ser uma entidade sem fins lucrativos, o programa necessita da colaboração de voluntários para o desenvolvimento das diversas oficinas às crianças. As pessoas podem se voluntariar pelos telefones 99121-7461 (com informações em espanhol) e 99137-6735 (com informações em português) em horário comercial de segunda a sexta-feira.

“Somos um time com mais de 400 colaboradores trabalhando diariamente, para promover educação de qualidade e impacto social na vida de inúmeras crianças, adolescentes e jovens. Buscamos parceiros que estejam engajados socialmente e que nos ajude a expandir, planejar e potencializar nossa atuação na cidade de Boa Vista, em Roraima, abrangendo cada vez mais o acolhimento e o acesso à educação”, complementou. (R.G)