Polícia

Fuga em presídio no Amazonas deixa Roraima em alerta

35 detentos fugiram ontem (12) do Centro de Detenção de Manaus II

A fuga de 35 presos do Centro de Detenção Provisória de Manaus II (CDPM II), do estado do Amazonas (AM), ocorrida nesse sábado (12) deixou o sistema de segurança pública de Roraima em alerta. Dentre os foragidos está o responsável por iniciar a guerra entre facções no Amazonas no início de 2017, o foragido Kaio Wellington Cardoso dos Santos, de 24 anos.

Segundo a Polícia Militar de Roraima, desde a divulgação da fuga, a barreira do Jundiá, localizada no município de Rorainópolis, na divisa com o Amazonas, foi acionada. Foi enviada ainda, segundo a PM, a relação com os nomes e as fotos dos foragidos. Esta lista foi enviada também para os Destacamentos da PM em todos os municípios do Estado.

Os presos em Manaus fugiram por um túnel e, segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap), as providências para vedação do túnel encontrado próximo à área externa do pavilhão 5, por onde os presos conseguiram realizar a fuga, já foram tomadas.

A ocorrência foi repassada ao Sistema de Segurança Pública e a Força Nacional de Segurança, com os dados e fotos dos 35 detentos para as buscas dos foragidos. Dos foragidos, seis deles haviam participado da fuga em massa de janeiro do ano passado.

Ainda segundo a Seap/AM, a perícia esteve no local e será aberto um procedimento administrativo pela Secretaria para apurar as circunstâncias da fuga e verificar se há responsabilidade de algum servidor na ocorrência. Foram adotadas medidas de segurança na unidade, e nas demais unidades prisionais da capital e interior, para evitar que novas fugas sejam registradas no sistema penitenciário.

O jornal A Crítica publicou a lista dos nomes e fotos dos foragidos. Confira aqui.