Política

Força Nacional fica em Roraima por mais 60 dias

A portaria que concede a prorrogação de prazo das tropas no sistema prisional local foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 12

Conforme havíamos adiantado ontem, 11, o Governo do Estado solicitou junto ao Governo Federal a permanência das tropas da Força Nacional em Roraima e da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP). O pedido foi aceito pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira, 12.

De acordo com a portaria nº 105, fica definida a permanência do efetivo da Força Nacional em Boa Vista, por mais 60 dias, a contar de 27 de fevereiro, data de vencimento da portaria anterior, assinada em agosto de 2018. Com isso, os agentes do órgão vão ficar até dia 28 de abril.  

A portaria deixa bem clara que os agentes vão atuar em atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em apoio aos órgãos de segurança pública do Estado.

Com relação à Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP), o Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou que as atividades deste grupo prosseguem até o dia 5 de abril. Todos os agentes envolvidos vão atuar na ordem, vigilância e custódio dos presos do sistema penitenciário local.