Saúde e Bem-estar

Foram registrados 84 casos de câncer de próstata em RR

Nesse mesmo período, 98 homens morreram em consequência da doença

De 2015 até setembro de 2018, de acordo com dados do Laper (Laboratório de Anatomia e patologia de Roraima), foram registrados 84 casos de câncer de próstata aqui no Estado.

Nesse mesmo período, 98 homens morreram em consequência da doença. O número de óbitos é maior que o de casos registrados justamente pela falta de prevenção, o que faz com que o câncer seja descoberto já em fase mais avançada.

Ação – No último dia de novembro os homens puderam contar com exames e atendimentos gratuitos no PACS (Pronto Atendimento Cosme e Silva), no bairro Pintolândia. O foco da ação foi a campanha Novembro Azul, voltado ao incentivo da prevenção contra o câncer de próstata.

Foram ofertadas consultas em clínica geral, endocrinologia e urologia, além de palestras sobre diabetes, câncer de próstata, hipertensão, câncer de útero e câncer de mama. Além disso, foram disponibilizados testes de glicemia, aferição de pressão e, nos casos necessários, o encaminhamento para a CECM (Clínica Especializada Coronel Mota).

“Prevenção é o melhor remédio. É preciso que o homem ultrapasse a barreira do preconceito, pois o câncer de próstata pode ser mais facilmente tratado caso seja descoberto no início”, disse José Rodrigues, gerente do NAPSH (Núcleo de Ações Programáticas da Saúde do Homem)

O autônomo Raimundo Ribeiro aproveitou a ação para atualizar os exames. “Me preocupo com a saúde. A idade vai chegando e é preciso redobrar a atenção”, contou Raimundo, enquanto aguardava atendimento com o clínico geral, após aferir a pressão.