Polícia

Foragido e comparsa são presos após sequência de roubos e acidente

Eles são suspeitos de realizar uma série de assaltos

O foragido da Ala 5 da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), Thiago Lima Oliveira, de 22 anos, e o comparsa Jhon Keven da Silva Maciel, de 20 anos, foram presos no fim da tarde de segunda-feira, dia 17, depois de sofrerem acidente na avenida Carlos Pereira de Melo, bairro Santa Tereza, zona oeste da Capital.

Segundo a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário (Ciptur), enquanto uma guarnição fazia patrulhamento de rotina, foi acionada para atender a ocorrência, sendo informadas também de que os feridos teriam praticado roubos pela cidade.

Assim que chegaram ao endereço, encontraram o foragido sentado na calçada, com uma fratura exposta no braço direito. Ele explicou que pilotava a moto sentido Centro/Bairro quando aconteceu o acidente, mas que não sabia contar detalhes. Populares aproximaram-se para dizer que o comparsa teria fugido, com uma arma na cintura, em direção a um terreno baldio próximo.

Equipe fez buscas e conseguiu encontrar Jhon Keven, escondido num matagal, com um revólver calibre 38, com cinco munições intactas. A arma estava enrolada em um pano. O indivíduo ainda tentou fugir, mas foi interceptado e algemado. Quando perguntado sobre a procedência da arma, Jhon Keven informou que pertencia ao foragido Thiago Lima.

O comparsa explicou para a Polícia que foi procurado em sua residência por Thiago durante a tarde, fazendo convite para praticarem roubos. O primeiro assalto aconteceu no bairro Equatorial, zona oeste, quando a vítima foi abordada no quintal da casa dela e foi obrigada a entregar sua motocicleta, sob a mira do revólver usado pela dupla.

Já com a moto roubada, eles seguiram em direção ao bairro Buritis, também zona oeste, onde roubaram um aparelho celular em um comércio do qual não recordam o nome. Depois seguiram em direção ao bairro Asa Branca onde roubaram três celulares e R$ 92,00 divididos em 46 cédulas de R$ 2,00. Eles não souberam detalhar os locais dos roubos à Polícia.

Em consulta à Divisão de Inteligência e Captura da Secretaria de Justiça e Cidadania (Dicap/Sejuc), os policiais confirmaram que Thiago estava na condição de foragido do sistema prisional.

Uma das vítimas disse que transitava em seu veículo para a avenida Carlos Pereira de Melo, quando precisou fazer uma conversão e foi surpreendida com a colisão da moto usada pelos dois meliantes. O foragido, com o braço quebrado, recebeu socorro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi levado ao Pronto Socorro Estadual para passar por procedimento cirúrgico. O local do acidente passou por perícia e, em seguida, Jhon Keven foi apresentado à Central de Flagrantes do 5o DP.

Algumas testemunhas compareceram para representar contra a dupla e reconheceram os dois indivíduos como autores dos crimes. A delegada de plantão considerou a contundência das provas e lavrou o Auto de Prisão em Flagrantes contra Thiago e Keven por roubo e porte ilegal de arma de fogo.

O foragido ficou em observação médica, enquanto o comparsa ficou detido numa das celas da Unidade Policial, sendo apresentado em audiência de custódia na manhã de ontem, dia 18. Depois de receber alta médica, o foragido deve regressar à Pamc, na zona rural de Boa Vista. (J.B)