Polícia

Foragido confessa que planejava explodir caixas eletrônicos

Indivíduo também confessou que usaria o explosivo para estourar um caixa eletrônico na Capital e no município de Normandia

Enquanto realizavam patrulhamento pelo cruzamento das ruas Postal e Itajara, no bairro Joquei Clube, zona oeste de Boa Vista, policiais do 2º Batalhão da Polícia Militar prenderam Marcos Gomes de Morais, de 25 anos, em posse de uma banana de dinamite, uma munição calibre 380 e uma cartela vazia de munições também calibre 380. A abordagem policial aconteceu à 1h25 de ontem, dia 26.

Conforme a equipe policial, a viatura se deparou com uma caminhonete, modelo Chevrolet/S10, cor prata. O veículo, segundo levantamento da PM, foi o mesmo usado em um assalto a um comércio na rua Mestre Albano, bairro Liberdade, em Boa Vista, também numa casa lotérica no município de Amajari, norte do Estado.

No momento em que percebeu a aproximação da viatura, o elemento abandonou o veículo e correu, numa tentativa de fuga, pulando os muros das residências próximas, no entanto, foi capturado alguns quarteirões à frente. Enquanto era revistado, os policiais encontraram a munição calibre 380 no bolso da calça de Marcos.

Ao ser questionado sobre a arma na qual usava a munição, disse que se desfez enquanto fugia e não sabe o local exato onde a pistola caiu. Diligências foram realizadas, com o objetivo de localizar a arma, mas a equipe não obteve êxito nas buscas. Enquanto os policiais faziam uma revista no interior do automóvel, encontraram um artefato, que o elemento disse ser uma banana de dinamite caseira. 

O indivíduo confessou que usaria o explosivo para estourar um caixa eletrônico na Capital e no município de Normandia, provavelmente entre os dias 1º e 5 de outubro, período do mês de maior entrada de dinheiro nos bancos.

Policiais enviaram os dados e uma foto de Marcos para o plantão da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) e descobriram que ele estava na condição de foragido da Cadeia Pública de Boa Vista e que é conhecido vulgarmente como “Catolé”.

Para a PM, o foragido confessou que estava entre o bando que realizou assalto à agência dos Correios de Normandia há cerca de quatro meses e decidiu retornar para explodir o caixa porque a segurança no local é frágil. Ele também assumiu que entrou no Hospital Geral de Roraima (HGR) para executar um rival de facção, mas não teve sucesso na tentativa.

Marcos “Catolé” foi conduzido à Central de Flagrantes do 5º DP, mas o carro permaneceu no local da abordagem porque o indivíduo perdeu a chave. Para evitar furto, a guarnição secou os quatro pneus do veículo. O foragido tinha escoriações pelo corpo devido à tentativa de fuga. 

O delegado de plantão lavrou o Auto de Prisão em Flagrante contra o criminoso que permaneceu detido numa das celas da Delegacia até a manhã de ontem, quando foi apresentado à Justiça em audiência de custódia. (J.B)