Cotidiano

Folha é tema de projeto escolar

Wellen Beatriz, da Escola Estadual Camilo Dias, decidiu abordar junto com a turma a apuração e divulgação das notícias em Roraima

A história do jornal impresso Folha de Boa Vista foi recentemente abordada em um projeto estudantil da Escola Estadual Professor Camilo Dias. O grupo da aluna Wellen Beatriz, de 14 anos, produziu uma apresentação visual e escrita com o histórico do veículo de comunicação desde a sua fundação, há 35 anos. 

Estudante do 9º ano, Wellen explicou que o projeto foi discutido junto aos alunos durante a disciplina de Língua Portuguesa. Na tarefa, a turma foi dividida em grupos para discutir os meios de compartilhamento de informações e as formas como a população pode obter os dados mais relevantes. 

O grupo, então, decidiu falar da notícia e a forma como ela é compartilhada. E, entre os veículos de comunicação do Estado, resolveu abordar a história da Folha de Boa Vista e os bastidores dentro da redação do jornal.

A escolha foi movida também por lembranças de outro trabalho escolar de Wellen, quando ainda frequentava o 5º ano do Ensino Fundamental. “Eu lembro que há muitos anos, eu visitei com a minha turma a Folha de Boa Vista. Descobri como era feito o jornal, então, eu falei pro meu grupo e eles ficaram curiosos também em saber como era a história da empresa e como as notícias eram divulgadas”, explicou a estudante. 

Pouco tempo depois, a aluna agendou uma entrevista com a equipe do jornal para conhecer um pouco da evolução do veículo até os dias de hoje. Wellen se disse surpresa ao saber da forma como os fatos são apurados até chegar ao seu produto final, como evoluiu ao longo dos anos até chegar ao momento atual e a sua linguagem de acordo com cada formato, seja impresso, rádio, internet, TV e redes sociais.

“A gente aprende muita curiosidade, sobre como os jornais eram feitos e como eles estão sendo feitos atualmente. Como evoluiu com o tempo. Também por saber que levam a notícia de várias formas. É bem legal saber que a Folha tem vários meios para levar as informações para as pessoas e que passou por várias coisas até chegar aqui. É uma história de superação”, acrescentou a estudante.

O projeto, que foi apresentado em sala de aula nesta semana, recebeu elogios de alunos e professores. A estudante acredita que o projeto contribuiu para o seu aprendizado, pois foi necessário pesquisa de dados e levantamento de informações.

“A gente tem o costume de só pesquisar sobre os assuntos que a gente tem familiaridade. Eu nunca tinha pensado antes em pesquisar a notícia e com esse trabalho eu descobri muitas coisas e acabei percebendo que gostei muito de levantar essa história. A gente não imagina o que acontece nos bastidores. A minha turma aprendeu muito e disseram que acharam o trabalho muito bacana”, finalizou a estudante. (P.C.)