Cotidiano

Fiscalização apreende transporte ilegal de combustível

Ação ocorreu na RR-205, que dá acesso ao município de Alto Alegre

A Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), em parceria com a Delegacia da Polícia Civil do Município de Alto Alegre, apreendeu na madrugada desta quinta-feira, 3, um caminhão carregado de combustível transportado de forma ilegal, que possivelmente teria como destino garimpos ilegais na região do Rio Uraricoera.

A abordagem ocorreu na RR-205, que dá acesso ao município de Alto Alegre. Foram apreendidos 5.300 (cinco mil e trezentos litros), sendo 3.150 de diesel e 2.150 de gasolina, divididos em 106 galões, além de dois baldes e 58 recipientes de meio litro de óleo dois tempos, bem como um barco estilo voadeira de seis metros, um motor de popa de 15 HP e uma série de mantimentos.

A operação que culminou com a apreensão do material foi conduzida pelo delegado Wesley Costa, da Delegacia de Alto Alegre e acompanhada pelo diretor de Monitoramento e Controle Ambiental da Femarh, Rarison Barbosa e fiscais da instituição.

Segundo Rarison, o condutor e prioritário do caminhão, R. A. S. J. foi autuado em flagrante, pagou fiança no valor de R$ 5 mil arbitrada pelo delegado, multa no valor de R$ 3 mil e foi liberado.

“O caminhão e o material apreendido seguem para a Fundação para os trâmites legais. O condutor foi autuado no artigo 56 da Lei de Crimes Ambientais e 64 do Decreto 6514/08 e após a formalização do processo, terá o prazo de 20 dias para apresentar defesa”, disse.

O condutor ainda poderá responder pelo crime ambiental de transporte ilegal de produto perigoso, que prevê pena de um a quatro anos de reclusão. De acordo com o diretor, no mês passado, outro caminhão foi apreendido na mesma rota, levando 66 galões de diesel e 28 de gasolina, totalizando 3.300 litros de combustível.

“O garimpo ilegal infelizmente é uma realidade em nosso Estado, mas nós não vamos medir esforços para intensificar as ações conjuntas de combate”, destacou o diretor.

#secom-rr

Publicidade