Cotidiano

Filme sobre Operação Acolhida vence festival do Exército

Produzido pelo Suboficial Alexander Vieira e segundo-Tenente Josiany Stromberg, a peça retrata as ações humanitárias desenvolvidas para os imigrantes venezuelanos

O filme documentário “Em Busca de Oportunidade”, do Suboficial Alexander Vieira (Marinha do Brasil), e da Segundo-Tenente Josiany Fielder Vieira Stromberg, foi o grande vencedor da categoria ‘Mão Amiga’ do 3º Festival de Filmes Militares, atividade promovida pelo Centro de Comunicação Social do Exército Brasileiro (CCOMSEx).

A produção retrata as ações humanitárias desenvolvidas para os imigrantes venezuelanos pela Operação Acolhida. Nessa categoria, também se destacaram os filmes “Infantaria – 20º Batalhão de Infantaria Blindado”, do Soldado Jordan Torres, que ficou com a segunda colocação; e a animação “Equipe Alpha”, do Segundo-Tenente Montalban da Rosa Oliveira, ao lado de James Vandmuller de Miranda e Mateus Felipe Alves de Oliveira, terceiro lugar do Festival.

Suboficial Alexander Vieira esteve responsável pela produção do filme sobre a Operação Acolhida (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

SOBRE O FESTIVAL – Em sua terceira edição, o festival ganhou corpo e caráter mais abrangente em relação aos anos anteriores. Foram inscritos 25 filmes, oriundos dos oito Comandos Militares de Área do Exército Brasileiro.

Uma primeira análise classificou 12 produções para a etapa seguinte. As peças passaram por uma nova avaliação e seis foram escolhidos para a fase final.

As produções foram submetidas a um júri técnico, que pontuou os materiais de acordo com cinco critérios de julgamento: roteiro (ideia e desenvolvimento da narrativa), qualidade técnica das imagens, qualidade artística das produções (melhor trilha/música), edição e originalidade.

A cerimônia de premiação dos filmes vencedores ocorrerá no próximo dia 5 de dezembro, no CCOMSEx, em Brasília. O interessado pode conferir cada um dos documentários na página do Exército no YouTube.