Cultura

Festival de Arte reúne artistas plásticos e shows musicais na UFRR

Terceira edição do evento contará com oficinas, apresentações culturais, feira de artes e feira gastronômica. Evento está com inscrições abertas

A 3ª edição do Festival Jandaia-Sol já tem data para acontecer, o evento que reúne artesões e artistas plásticas em uma grande mostra irá ocorrer nos dias 16 e 17 de agosto na Universidade Federal de Roraima. No evento há comercialização de artes e manifestações artísticas dos alunos da instituição.

Para se inscrever como expositor ou com barraquinha de comida basta enviar o nome completo para o telefone 98802-5559. E pagar a taxa de R$10,00 até o dia 10 de agosto.

De acordo com uma das coordenadoras do evento, a acadêmica de jornalismo Nara Michelly, a proposta é difundir a arte em geral, com ações voltadas para música, dança, grafite, artes visuais e teatro. 

“A arte no Brasil caminha para a extinção. O artista precisa se adaptar à crise e resistir aos maus momentos pelos quais o país atravessa na área cultural, com fechamento de espaços e prédios culturais, falta de apoio e de incentivo público. A arte é liberdade de expressão, é crítica, voz e mudança social”, explica a coordenadora.

A Feira é coordenada pelo coletivo de artes, Subjetivo, um grupo independente, de universitários dos cursos de Artes Visuais e Comunicação Social. “Como artistas e comunicadores, queremos construir espaços de debates e manifestações artísticas e intelectuais, além de incentivar e fortalecer o mercado para os futuros profissionais da arte”, conta.

O festival conta com apresentações de artistas locais, como bandas, cantores, grupos de dança e teatro, além de poetas e grupos de capoeira. A sua primeira edição ocorreu na UFRR e contou com cerca de 40 artistas participantes e um público de aproximadamente 1.500 por dia de evento. Este ano, a proposta é ultrapassar o público de duas mil pessoas.

“A Feira surgiu da necessidade de um espaço para a exposição e venda das obras produzidas nos laboratórios do Curso de Artes Visuais e se expandiu para o público geral. No evento há comercialização de artes e manifestações artísticas dos alunos da UFRR. O evento foi ampliado e levado para fora do cerco universitário, como o evento Pátio Sunset e Festival Tomarrock. Tivemos também uma edição do Jandaia na Praça do Mirandinha, com sucesso de público” explica. O festival tem uma página oficial no instagram: @jandaiasol  e no facebook: www.facebook.com/jandaiasol.

Serviço

Feira de artes Jandaia-Sol

Data: 16 e 17 de agosto

Local: UFRR

Informações: (95) 99172-2718 / (95) 98802-5559