Cotidiano

Exército realiza envio de venezuelanos para o Rio Grande do Sul

De acordo com o órgão, 201 imigrantes serão acolhidos na cidade de Canoas; Outros devem seguir viagem ainda esta semana para Esteio

O Exército Brasileiro, por meio da Operação Acolhida, concluiu agora a pouco, mais um processo de envio de venezuelanos para cidades brasileiras. Ao todo, 201 imigrantes voluntários estão sendo encaminhados para a cidade de Canoas (RS), aumentando para 1.707 o número de estrangeiros interiorizados pelo Governo Federal.

As ações de interiorização desta quarta-feira, 12, começaram ainda pela madrugada. Por volta das 7h, eles foram encaminhados até o Aeroporto Internacional de Boa Vista – Atlas Brasil Cantanhede e a decolagem do Boing 767, da Força Aérea Brasileira (FAB), ocorreu às 8h03.

Antes do embarque, os imigrantes contemplados passaram por procedimentos de regularização documental e imunização junto ao escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), entidade responsável pelo acolhimento humano aos venezuelanos nos abrigos do Estado.

Segundo a Casa Civil da Presidência da República, a previsão é o voo com os imigrantes chegue ao destino no início da tarde. Um novo envio deve ocorrer ainda esta semana para a cidade de Esteio, também no Rio Grande do Sul, totalizando mais 400 venezuelanos interiorizados.

NOVOS ABRIGOS – Ainda segundo a Casa Civil, dois novos abrigos devem se entregues nos próximos dias em Roraima. Um deles, previsto para a segunda quinzena deste mês, vai funcionar na cidade de Pacaraima, Norte do Estado. Já o segundo, que funcionará em Boa Vista, deve ser inaugurado somente em outubro.