Cotidiano

Exército inicia novo envio de venezuelanos para o Sul do País

Além de Curitiba e Porto Alegre, parte dos 230 imigrantes será encaminhada para as cidades de Esteio, Canoas e Cachoeirinha

O Exército Brasileiro, por meio da Operação Acolhida, deu início às ações do décimo processo de interiorização de venezuelanos no País. Nesta terça-feira, 25, o órgão realizou o encaminhamento de 230 imigrantes para os estados do Paraná e Rio Grande do Sul.

De acordo com a assessoria de imprensa da Acolhida, as atividades de hoje foram iniciadas por volta das 4h. Os voluntários foram preparados no abrigo Rondon 2, localizado no bairro 13 Setembro, e encaminhados para o Aeroporto Internacional de Boa Vista por volta das 7h.

Para transportar os imigrantes, o Governo Federal, que é o responsável por gerenciar o processo, disponibilizou um Boing da Força Aérea Brasileira (FAB) com capacidade para mais de 200 pessoas. A decolagem da aeronave ocorreu por volta das 8h.

Segundo o Exército, 140 pessoas devem desembarcar no Rio Grande do Sul por volta das 16h10. Deste total, 70 serão encaminhados para um abrigo em Porto Alegre, 21 para Canoas, 9 para Esteio e 40 para a cidade de Cachoeirinha. O restante do grupo segue para o Paraná, com previsão de chegada no aeroporto de Curitiba para às 17h.

Com mais este embarque, sobe para 2.206 o número de venezuelanos interiorizados. O processo ocorre de forma voluntária, ou seja, por meio de interesse do próprio imigrante. A triagem é realizada pelo escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), entidade parceira do Exército nas ações humanitárias nos abrigos.

Antes de ser incluído na lista de voluntários, o imigrante passa por orientação sobre todo o processo, além de passar por regularização documental e serviços de saúde. O processo terá continuidade na quinta-feira, 27, com o envio de mais 228 pessoas para as cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS).

O processo desta terça-feira foi acompanhado de perto pelo ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, que está em Roraima desde a tarde de ontem, 24, quando participou da entrega de doação de leite no depósito da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

“O importante dizer que a interiorização não é apenas o transporte dessas pessoas para o interior do país, mas sim todo um trabalho de organização, de estruturação e recepção, para que eles se sintam integrados a comunidade local, sobretudo no mercado de trabalho, que é a grande expectativa que todos eles têm, para terem a oportunidade para começar uma vida nova entre os brasileiros e refazer os sonhos que se perderam na Venezuela”, destacou

Além o ministro, o prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier, também esteve presente no aeroporto. “Cachoeirinha é uma cidade formada de pessoas de vários cantos do país e a recepção dessas pessoas é uma maneira de mostrar que eles são bem vindos no nosso país. Essa é a mensagem que queremos trazer não só para eles, mas para o restante do Brasil de que somos um povo fraterno e solidário”, completou.