Cotidiano

Exército conclui nono envio de venezuelanos

Ao todo, foram enviados 24 imigrantes, sendo 19 para Brasília (DF) e cinco para a cidade do Rio de Janeiro (RJ)

O Exército Brasileiro, por meio da Operação Acolhida, concluiu nesta sexta-feira, 21, o nono processo de interiorização de venezuelanos. Ao todo, foram enviados 24 imigrantes, sendo 19 para Brasília (DF) e cinco para a cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Os contemplados foram mobilizados para o embarque por volta das 4h. A saída dos imigrantes do abrigo Rondon 2, no bairro 13 de Setembro, ocorreu por volta das 7h. De lá, eles foram encaminhados até o Aeroporto Internacional de Boa Vista. O voo da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou da pista por volta das 8h.

A chegada no primeiro destino, Brasília, deve ocorrer às 14h40. De lá, eles seguem direto para o abrigo Aldeias. O restante deve chegar à cidade do Rio de Janeiro às 18h40, onde vão ser acolhidos no abrigo Caritas.

O processo de interiorização é realizado de forma voluntária, ou seja, o imigrante deve manifestar interesse junto ao escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), entidade responsável pelas ações humanitárias dentro dos abrigos.

Feito a adesão ao processo, o voluntário passa a ser orientado e acompanhado até conseguir se estabelecer na cidade onde será acolhido. Antes disso, ele passa por regularização de documentação e ações de vacinação.

Com mais essa etapa concluída, sobe para 1.976 o número de venezuelanos contemplados pela iniciativa do Governo Federal. Desde total, segundo a assessoria de imprensa da Operação acolhida, 430 foram para Manaus (AM); 416 para São Paulo (SP); 288 para Canoas (RS); 143 para Cuiabá (MT); 125 para Porto Alegre (RS); 116 para o Rio de Janeiro (RJ); 113 para João Pessoa (PB); 89 para Esteio (RS); 76 para Brasília (DF); 69 para Recife (PE); 61 para Goioerê (PR); 33 Igarassu (PE); e 17 Conde (PB).

POSTO DE INFORMAÇÃO – Também nesta sexta-feira, a Força-Tarefa Logística Humanitária em Roraima deve inaugurar na Rodoviária Internacional de Boa Vista um posto de informação ao imigrante. A medida visa auxiliar venezuelano em situação de vulnerabilidade que aguardam por vagas em um dos abrigos da capital. A previsão de inauguração deste posto de informação deve ocorrer às 13h.

REPATRIAMENTO – O Governo do Estado deve iniciar na próxima semana o processo de repatriamento de imigrantes em Roraima. A ação ocorre após uma conversação entre a governadora Suely Campo e o presidente venezuelano Nicolás Maduro.

Segundo Suely, o governo já possui uma lista de aproximadamente 100 voluntários. O Estado dará suporte até a fronteira com Santa Elena de Uairén para aqueles que desejam regressar a Venezuela. Essa ação se dará por meio de uma parceria com o Consulado venezuelano.

“Esse programa já existe, inclusive acontecendo em outros países, nós só pedimos para que ele dê uma celeridade porque nós estamos identificando vários venezuelanos que querem voltar para sua pátria. Com isso, terão todo apoio, tanto do Governo do Estado quanto da receptividade do governo venezuelano”, completou.