Cotidiano

Exército afirma que vídeo sobre retirada da bandeira brasileira na fronteira é falso

Publicado em grupos de Whatsapp, o vídeo chegou polêmica entre os roraimenses, que classificaram a retirada da bandeira como ultrajante.  

Em comunicado oficial nesta terça-feira, 4, o Exército Brasileiro desmentiu o boato relacionado a um vídeo que mostra a retirada da bandeira do Brasil do marco fronteiriço de Pacaraima.  

Publicado em grupos de Whatsapp, o vídeo gerou polêmica entre os roraimenses, que classificaram a retirada da bandeira como ultrajante.  

“Sobre o arriamento da bandeira do Brasil na fronteira com a Venezuela, esclarecemos que foi o próprio Exército que fez a retirada com um caminhão munck. Estamos pintando o mastro e fazendo a manutenção do local. A medida não tem nenhuma ligação com os venezuelanos”, informou.  

FACT-CHECKING – Ampliando as iniciativas para esclarecer a população sobre os problemas decorrentes da propagação de notícias falsas na internet – as chamadas “fake news” -, a Folha de Boa Vista aderiu à campanha de apoio aos princípios do jornalismo de credibilidade.

Em um mundo hiper-conectado, com disseminação em massa de boatos, é fundamental checar as informações e responder ao leitor de forma rápida e precisa. Esse processo, que é executado por equipes de jornalismo no mundo inteiro, é chamado de Fact-checking.

Realizando o fact-checking, A Folha amplia os esforços de importantes veículos de imprensa do mundo todo como O Globo, Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, os norte-americanos “The New York Times” e “The Washington Post”, os franceses “Le Monde” e “L’Express”, e dos maiores representantes da área de tecnologia, como Google e Facebook, que também vêm desenvolvendo iniciativas relevantes para o combate à desinformação e o Fake News.

Prefeitura de Pacaraima confirma ação de manutenção 

A Prefeitura de Pacaraima confirmou em nota que nesta terça-feira, 04, foi realizada em parceria com a Venezuela,  a manutenção do pavilhão das bandeiras do Brasil com a Venezuela.

“Vimos tranquilizar a população que é apenas uma manutenção de rotina a que a prefeitura municipal está realizando  a capina e pintura dos respectivos espaços da fronteira”, disse a Prefeitura.