Cotidiano

Evento vai debater Saúde Mental

II Simpósio Farmacêutico vem com temas contemporâneos e reais do cotidiano

O Auditório do Corpo de Bombeiros será o local de discussão do II Simpósio de Farmácia de Roraima. O evento ocorre de 8 a 10 de junho, a partir das 18h. Uma das abordagens é a Saúde Mental.

O Conselho Regional de Farmácia (CRF-RR), vai tratar sobre o assunto após 15 anos de vigência da lei que estabelece a reforma no modelo de atenção à saúde mental no Brasil.

Durante a transição, mudanças positivas para o tratamento de pessoas com transtornos mentais, foram adotadas, entretanto especialistas lembram que o país ainda está em processo de adequação, já que os tratamentos alternativos e a internação em manicômios ainda não existem em alguns lugares.

Segundo o CRF-RR, não vamos longe. Em Boa Vista encontramos algumas pessoas que sofrem de transtornos mentais transitando pelas ruas, sem acompanhamento ou se quer local especializado para se tratar.

“Nas praças, em bancos de hospitais, na porta dos bancos ou circulando pelas ruas. Essas pessoas não são assistidas. Um acompanhamento profissional precisa ser implementado”, disse o presidente do CRF-RR, Adônis Motta.

Dados de 2015 da Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da saúde, dão conta da implantação de medidas no país e no crescimento da implantação de serviços na região Norte. O Brasil possui 5.570 municípios, totalizando uma população de 193.976.530 habitantes (IBGE, 2012).

Desses, 3.375 municípios (61%) possuem menos de 15 mil habitantes, o que totaliza uma estimativa de 23.478.055 habitantes (12%) que têm na Atenção Básica o principal acesso de cuidados em saúde mental.

Tais dados são relevantes para a construção de estratégias que busquem fortalecer e qualificar a Atenção Básica na identificação, acolhimento e cuidado das pessoas em sofrimento mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas nos municípios de pequeno porte populacional. A pesquisa também revela em todo o Brasil a realidade triste, reconhecida, inclusive como mal do século.

Por isso o II Simpósio Farmacêutico vai trazer a temática de Saúde Mental pois o assunto rende discussão, além haver várias farmácias em Roraima que trabalham com o público que usa complemento farmacoterapêutico.

As mulheres no divã – A depressão, por exemplo, leva a vários transtornos. Inclusive o que se verifica que as doenças mentais acometem mais as mulheres em Roraima. Isso porque a mulher assume muitas responsabilidades. A nossa sociedade cobra, o que gera desgaste mental.

Ainda hoje a mulher não só cuida dos filhos, como tem que cuidar da casa e principalmente manter o padrão junto com o marido, para isso, na maioria das vezes trabalha fora e cuida da casa. A mulher contemporânea trabalha com as mesmas atribuições do homem, ganha menos e absorve a carga da responsabilidade, o que reitera a própria cobrança pessoal para produzir de maneira satisfatória.

“É uma questão ainda cultural. Ela acaba abalada e infelizmente o emocional é muito complexo. Para o diagnóstico correto é preciso a participação de equipe multiprofissional, entre psiquiatra e psicólogo, e que vão combinar o tratamento farmacoterapêutico. Daí é que entra o farmacêutico, acompanhamento para o tratamento certo e rapidamente sair desse estado que abala a saúde mental”, defendeu Motta.

Inscrições podem ser feitas por meio eletrônico preenchendo o formulário direto no site www.crfrr.org.br ou se preferir direto na sede do Conselho na rua Professor Agnelo Bitencourt, n° 1506, São Francisco, das 8h às 12h e 14h às 18h.