Cultura

Evento terá lançamento de livro e CD que conta a história da Capoeira em RR

O II Fórum de Capoeira de Roraima que ocorre hoje (18) e amanhã (19) no auditório do INAN

O CD “Roraima, ao som do berimbau” e o livro “Capoeira em Roraima: Vou contar a minha história” serão lançados durante o II Fórum de Capoeira de Roraima que ocorre hoje (18) e amanhã (19) no auditório do INAN, com entrada franca.

O evento é organizado pelo Comitê Gestor da Salvaguarda de Capoeira Roraima e contará com presença de representantes de Manaus, Boa Vista e de municípios do interior.

“O objetivo é definir ações para o processo de preservação, valorização e revitalização de todas as formas e tradições da capoeira contribuindo assim para a valorização do ofício do mestre de capoeira”, explicou Jefferson Dias, contramestre Biriba.

Na programação, haverá palestras, mesa-redonda, oficina e entrega de certificados para três mestres, que segundo Jefferson, são referências da Capoeira no estado.

“Quando a capoeira recebeu o título de patrimônio da humanidade e o ofício de mestre de capoeira como patrimônio imaterial do Brasil, os títulos e certificados são dados pelo ONU e pela Unesco. E quem é responsável por esses certificados é o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A premissa é que três mestres que fazem parte da história da Capoeira em Roraima, serão homenageados, mas durante o ano, haverá entrega de mais certificados”, explica Jefferson.

Segundo ele, a meta é, por meio do fórum, assessorar ações para a valorização da capoeira durante todo o processo de salvaguarda desenvolvido Comitê, como também elaborar e executar projetos de pesquisa, extensão, produção cultural e ensino da arte.

CD e Livro

No evento, haverá o lançamento das obras “Roraima, ao som do berimbau” e o livro “Capoeira em Roraima: Vou contar a minha história”, que serão distribuídos gratuitamente para todo o Brasil.

O CD contém nove músicas autorais gravadas no estúdio Parixara. As canções contam com Berimbau gunga, médio, viola, pandeiro e coro. E o livro é escrito em capítulos, que contam a história de cada grupo de capoeira.

“As canções e o livro falam um pouco sobre a história da Capoeira em Roraima, é um trabalho coletivo, todos aqueles que fazem da história contam como é a luta do capoeirista. Hoje, a capoeira ganhou mais espaço e respeito. Sua força e importância são de tamanha grandeza que, mesmo diante de tantas perseguições, continua existindo e se multiplicando”, disse.

Serviço
Fórum de Capoeira
Data: 18 e 19 de maio
Local: Auditório do Inan (UFRR)
Informações: 98107-8585