Cultura

Evento reúne escritores para debater Literatura em Roraima

Série de encontros debate Literatura em Roraima. A próxima edição ocorre no auditório do CBio, ( ao lado do Derca) no Campus Paricarana, a entrada é franca

Os escritores Aldenor Pimentel, Bruno Gamartz, Ricardo Dantas, João Jungues se reúnem nesta quarta-feira, 25, para debater a Literatura em Roraima. O evento é organizado por alunos da disciplina Literatura em Roraima da graduação e do mestrado em Letras da UFRR, sob coordenação dos professores Roberto Mibielli e Devair Antônio Fiorotti, ambos da UFRR.

De acordo com Devair Fiorotti, o evento tem como principal objetivo apresentar e discutir a literatura produzida em Roraima. O encontro ocorre no auditório do CBio, ( ao lado do Derca) no Campus Paricarana das 8h às 11h, a entrada é franca.

“O evento é aberto à comunidade em geral, e quer trazer à tona o debate sobre a literatura local sob suas mais diversas faces: prosa, poesia, meios de produção. Com temáticas diversas, também: sobre o feminino, os indígenas etc. O título das mesas é auto-explicativo. Caso a pessoa se inscreva, ela irá receber um certificado”, diz.

O encontro já reuniu nomes como Ágda Santos, Eli Macuxi, Sony Ferseck, Geroge Farias, Neuber Uchôa, Eliakin Rufino entre outros, e pretende realizar mais onze encontros sobre ensino da literatura em Roraima, crítica literária, literatura indígena, migração.

Conheça os participantes:

Aldenor Pimentel
Aldenor Pimentel é natural de Boa Vista (RR). Jornalista, poeta e escritor. É autor da obra Deus para Presidência (2015) e Livrinho da Silva (2017). Mantém o blog O Estado da Arte de Aldenor Pimentel, escreve para a coluna Letras Políticas, do Portal da Escrita, e é colaborador da Revista Pacheco, revista literária on-line. Organiza o Concurso Literário Internacional Palavradeiros, que está na sua segunda edição.

Bruno Gamartz
Nascido em Ibirubá no Rio Grande do Sul, Bruno Garmatz chegou à Boa Vista em 1983. Ele é autor dos livros ‘Monte Roraima: a Morada de Makunaima’, sobre turismo, e ‘Conversando com Guillermo’, ‘Escolhas erradas’, ‘O homem de Barlovento’ e o recém lançado ‘Remanescente das sombras’

Ricardo Dantas
Escritor que vive na Floresta Amazônica, biólogo, Ricardo Dantas demonstra em sua literatura o amor pela natureza e o conhecimento de suas entranhas ao escrever seu primeiro livro, “Meia Pata”, em 2008, quando trabalhava em um Plano de Manejo Florestal Sustentável no Município de Caracaraí, em Roraima.

João Jungues
João Euclides Junges nasceu em Três Passos, no Rio Grande do Sul. Quando tinha apenas três meses de vida, seus pais deixaram a sua cidade natal. Fixaram residência na Vila de Selbach. Ali viveu a adolescência. Desfrutou a mocidade em parceria com os jovens da cidade. Residiu na Cidade das Flores até alcançar a maioridade. Tem dois livros publicados: “Aventuras de um Desconhecido” e “Caminhando sobre os Sonhos”, este último em parceria com o “grande poeta e amigo, Eroquês Velho”.

Serviço
Debate Literatura
Data: 25 de abril
Local: Auditório Cbio/UFRR
Informações: 99119-6803
Hora: das 8h às 11h