Cotidiano

Estudantes já podem se inscrever no Fies

Segundo o MEC, mais de 155 mil vagas serão ofertadas para este segundo semestre

Já estão abertas as inscrições para as vagas do segundo semestre de 2018 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A expectativa é de que sejam disponibilizadas mais de 155 mil vagas em instituições de ensino, sendo 50 mil com custo zero, segundo informou o Ministério da Educação (MEC).

O interessado terá até este domingo, 22, para fazer a inscrição pelo site. Para concorrer a uma das vagas disponíveis, o estudante tem que ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, ter tirado nota igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a prova de redação.

Para acessar o sistema de inscrições do Fies, o candidato deverá informar CPF e senha de acesso à página do participante do Enem. Será necessário fornecer informações pessoais e de contato para continuar o cadastro.

Neste semestre, o programa foi dividido em duas modalidades. A primeira é destinada ao candidato com renda de até três salários míninos, oferecendo financiamento com juros zero e prestações no valor máximo de 10% da renda familiar.

Já a segunda foi nomeada como P-Fies, que consiste em proporcionar um financiamento definido pelo agente financeiro. Essa modalidade é voltada apenas para os candidatos que tenham renda salarial de três a cinco salários mínimos.

No ato da inscrição, o estudante deverá ainda indicar até três opções de cursos, em ordem de prioridade, podendo alterá-las quantas vezes achar necessário, até o fim do prazo de inscrições. Para fins de classificação, será considerada a última alteração feita.

O resultado dos selecionados deve ser divulgado no dia 27 deste mês. Caso tenha o nome chamado, o candidato deve comparecer a unidade de ensino com documentação exigida pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) até dia 31.

No caso do P-Fies, não haverá lista de espera, e os demais poderão manifestar interesse entre os dias 1º a 24 de agosto.

*INFORMAÇÕES: Portal UOL.  

Publicidade