Cultura

Estudantes de Zootecnia participam de congresso nacional em GO

Congresso contou com cerca de 4 mil inscritos entre acadêmicos e profissionais

Uma equipe formada por onze alunos e três professores do curso de Zootecnia da Universidade Federal de Roraima (UFRR) participou do Congresso Zootec, realizado nas dependências do Centro de Convenções da PUC Goiás, na cidade de Goiânia. 

O congresso é considerado um dos dois maiores e mais importante eventos Brasileiros da área de Zootecnia e contou com cerca de 4 mil inscritos entre acadêmicos e profissionais onde mais de 1.800 trabalhos foram apresentados. 

De acordo com o estudante Cairon Rony Bezerra, os acadêmicos apresentaram seis projetos abordando assuntos como nutrição, forragem, comportamento animal, manejo, entre outros.

Um dos projetos abordou o tema ‘Plantas tóxicas para ruminantes em área de transição para floresta no estado de Roraima’, além de ‘Índice de bovinos abatidos e condenações de órgãos de carcaça no matadouro e frigorífico industrial de Roraima’. Cada tema mostrou um pouco da realidade de plantio e produção em Roraima.

Segundo ele, o evento reuniu no mesmo ambiente, agentes institucionais, pesquisadores, extensionistas, professores, técnicos, estudantes, produtores rurais, empresários e formadores de opinião, possibilitando a discussão e divulgação dos principais avanços científicos e tecnológicos do setor produtivo, além de produtos e empresas que atuam no setor.

“É muito gratificante participar de um evento de cunho internacional representando o estado de Roraima. É um evento muito grandioso que amplia a rede de relacionamento entre os estudantes e os profissionais da área no sentido de trazer inovações para o aprimoramento do setor produtivo” explicou.

Para o estudante Andrei Barreto, a oportunidade deve ser repetida ano que vem. “Poder contribuir para um evento desse porte com um trabalho que leva o nosso nome é muito importante para o nosso currículo acadêmico” relatou. 

Angélica Gomes também participou de cursos e palestras. “Eu não apresentei um projeto dessa vez, mas tive oportunidade de me inscrever em diversos cursos e minicursos, a ideia é que o evento sempre tenha uma grande participação de estudantes de Roraima” disse.

Zootec – O congresso, nomeado Zootecnia Brasil, reúne, entre suas atrações, os dois mais importantes eventos nacionais do ramo: o Zootec, congresso coordenado desde 1991 pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) e a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, organizada desde 1951.

Toda a programação do Zootecnia Brasil acontece no Centro de Convenções da PUC Goiás. Agentes institucionais, pesquisadores, extensionistas, professores, técnicos, estudantes, produtores rurais e empresários participam de 150 atividades divididas entre simpósios, sessões, palestras, fóruns, assembleias, painéis, cerimônia de abertura e demais apresentações.