Cotidiano

Estudantes de Rorainópolis criam aplicativo que filtra preços de produtos

Com o nome provisório de “XXL”, o software ainda não está disponível para download

Quanto tempo você perde pesquisando produtos na internet? Um aplicativo que filtra qualquer tipo de item de acordo com o seu preço ou outros critérios e entrega o produto nas suas mãos foi criado pelos jovens Raimilson Brito, 16, e Maicon Sousa, 17, durante o curso “Operador de Computador” do Senac Rorainópolis.

Quando o produto é encontrado pelo filtro do aplicativo, Raimilson e Maicon fazem o pedido para a pessoa pelo mesmo preço cobrado pela loja que apareceu no resultado da pesquisa. A ideia deu tão certo na cidade que eles já estudam criar uma loja física para facilitar a entrega dos itens (que podem ser de calçados a computadores).

Com o nome provisório de “XXL”, o software ainda não está disponível para download, pois o instrutor Márcio de Souza ainda está ajustando o seu código de programação (a estrutura do aplicativo) para que sejam acrescentadas funcionalidades como um chat para que os clientes falem diretamente com os dois adolescentes. Mas isso não impediu que várias pessoas já utilizem o serviço: os meninos divulgam boca a boca e demonstram o XXL em Rorainópolis.

Raimilson detalhou como tiveram a ideia. “Durante o curso, nos aprofundamos na linguagem de programação, pois nosso instrutor gosta muito de criar e conversávamos bastante com ele. Como eu e o Maicon tínhamos a vontade de obter uma renda, percebemos uma oportunidade no tempo que as pessoas gastavam pesquisando produtos na internet. Nos lembramos de serviços que fazem esse filtro para hotéis e conversamos com o Márcio, que fez o aplicativo junto com a gente”.

O rapaz convidou seu amigo Maicon para fazer o curso de “Operador de Computador” após uma amiga que trabalha no Senac de Rorainópolis tê-lo avisado que abriria uma turma em agosto deste ano. Os dois, que se matricularam com a intenção de preencher um tempo ocioso, ainda estão na classe e se surpreenderam com tantos retornos positivos. “Está sendo um sucesso a nossa ideia, e torcemos para que dê mais certo ainda. Eu pretendo continuar estudando tanto no Senac quanto em uma faculdade”, comemorou.

Fonte: SENAC