Cultura

Estudantes da UFRR se classificam para a final

Roraima competiu com os estados da Região Norte

Estudantes da Universidade Federal de Roraima se classificaram para participar da etapa final da XXIII Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

No evento, estudantes competem entre si para resolver o maior número de problemas, usando técnicas de programação, no menor tempo possível.

Esta etapa ocorreu simultaneamente no Brasil inteiro no último sábado (15). Em Boa Vista, o evento foi realizado no Centro Universitário Estácio da Amazônia e contou com a participação de 5 equipes, duas da Faculdade Estácio e três da Universidade Federal de Roraima.

O time classificado é composto por alunos do curso de Ciência da Computação da UFRR, são eles Victor DeLuca, Débora Bianca e Fábio Vitor Noronha tendo como coach o Prof. Acauan Ribeiro. 

Segundo ele, este é o principal evento da modalidade de programação competitiva e tem uma relevância no cenário nacional e internacional. 

“Empresas gigantes da área de computação como Google e Facebook costumam selecionar alunos que participam deste tipo de evento para compor seus quadros. Além do embasamento teórico exigido para resolver as questões os alunos devem ter habilidades relacionadas a identificação e solução de problemas em um curto espaço de tempo estando sob pressão. A criatividade para combinar elementos e chegar em uma resposta válida também é observado. Essas características são valorizadas por empresas que trabalham com tecnologia” ressalta.

A final brasileira da competição acontecerá em Salvador-Bahia, nos dias 9 e 10 de novembro e contará com estudantes das melhoras universidades do país, competindo por uma das 6 vagas para a final mundial.

“As vagas para a final nacional são distribuídas por região. Roraima competiu com os estados da Região Norte (AC, AM, PA, RO, TO) foram 60 equipes competindo por 3 vagas. O time formado por alunos da UFRR conseguiu se classificar em segundo lugar, seguindo os critérios de classificação” explicou o professor Acauan.