Cotidiano

Estoque de sangue de fatores negativos segue em baixa

A unidade está fazendo um apelo à população e convoca doadores

O ano de 2019 começou com uma forte campanha em busca de doadores de sangue para o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima). A população atendeu ao pedido e parte do estoque de bolsas de sangue foi reforçado.

Porém, as tipagens de fatores RH negativos ainda estão em baixa, em especial os tipos O- e A-. “Está sendo dada uma atenção dada para essas tipagens, principalmente O-, que é doador universal e só recebe do próprio tipo. O ideal é que haja, no mínimo, 20 bolsas disponíveis, porém, nosso estoque normalmente só chega a 10”, declarou Isaías Magalhães, gerente de coleta de sangue do Hemoraima.

Ele ressalta que, em caso de emergência, pode haver a possibilidade de não suprir toda a demanda necessária. “Por isso, convocamos todos os doadores da tipagem O- para fazerem essa doação regularmente”, acrescentou.

COMO DOAR – O doador precisa pesar mais de 50 kg e não deve estar em jejum no dia da doação. É preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos até duas horas antes da coleta. No caso de adolescentes a partir de 16 anos de idade, é necessário o acompanhado dos pais ou responsável legal. Para quem já é doador assíduo, a idade permitida é até 69 anos.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no período pós-parto. Nas duas horas que antecedem ao procedimento, o voluntário preenche um cadastro e em seguida é avaliado clinicamente. Se não houver nenhum obstáculo clínico, a coleta é realizada logo em seguida.

O Hemoraima funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 12h, pelo período da manhã e das 13h30min às 18h, durante a tarde. Vale lembrar que a área de coleta está funcionando em um prédio anexo a unidade, na Rua Amsterdã, no bairro Aeroporto, em frente ao PAAR (Pronto Atendimento Airton Rocha). O doador também pode agendar a coleta pelo telefone (95) 2121-0861.

 

Publicidade