Cotidiano

Estiagem faz preço de frutas aumentar

Quem tem ido às feiras de Boa Vista deve ter percebido mudanças na aparência e nos preços de frutas, legumes e verduras. Segundo comerciantes da principal feira da capital, a Feira do Produtor, no bairro São Vicente, alguns itens tiveram reajuste de quase 50% e outros deixaram até de ser comercializados, porque estão em falta na produção agrícola. O problema é ocasionado pelo período de forte estiagem no estado.

O preço do abacaxi, por exemplo, era vendido por R$ 3 o quilo e agora custa R$ 7. De acordo com o feirante Manuel da Silva, o preço dos alimentos é reflexo da dificuldade que os agricultores enfrentam para produzir durante o período de estiagem. “Por causa da seca, aumentamos os preços. Está tudo difícil”, disse.

Conforme o também feirante Rogério Ribeiro, para driblar a falta de alguns itens, os comerciantes estão comprando frutas, verduras e legumes de outros estados e, como arcam com os custos do transporte, se veem obrigados a repassar a diferença aos consumidores. “Eu e outros feirantes estamos comprando de fora. Pagamos o frete, o descarrego, além de um vigia para zelar pelos alimentos e a taxa para vender os produtos aqui dentro feira. Então, tudo acaba refletindo no preço final”, explicou.

Sem ter para a quem recorrer, os consumidores reclamam, negociam, mas no fim acabam levando os produtos para casa. “Ou sim, ou não, a pessoa tem que comer, não é mesmo? Então não tem jeito”, resumiu um cliente, que não quis ser identificado. A vendedora Ana Paula também comenta dos reflexos que aparecem nas feiras na qualidade dos produtos. “Eu estou levando só as coisas que eu tenho que usar mesmo. Não está na qualidade que eu gostaria, mas não tenho opção”, comentou. (E.S)