Cotidiano

Estados da Amazônia intensificam ações de combate a Malária

No Amazonas, por exemplo, foram registrados mais 170 mil casos em 2017, um aumento de 48% em relação a 2016

Ações de prevenção a Malária estão sendo intensificadas esta semana nos estados da Amazônia, especialmente no Acre, Amazonas e Pará. Em 2017, o número de casos confirmados na região chegou a quase 175 mil, um aumento de 48% em relação ao ano anterior.

De acordo com a Coordenação do Programa Nacional de Controle e Prevenção a Malária no Amazonas, o estado registrou 24 mortes pela doença no ano passado. A preocupação é ainda maior, visto que outros estados também estão em situação de alerta.

Esta semana, segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Roraima (Sesau-RR), 5.750 casos foram confirmados até 30 de março deste ano. Deste total, 2.040 foram importados de outros estados ou de outros países.

Parte dos casos notificados no estado são provenientes da Venezuela. O governo local já está reforçando o treinamento de agentes de endemias, secretários municipais, profissionais da atenção básica, microscopistas e bioquímicos para lidar com o problema.

No Amazonas, segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde, quase 19 mil casos de malária foram registrados no primeiro trimestre – um aumento de 34,33% em relação ao mesmo período do ano passado.  

*INFORMAÇÕES: Agência Brasil.