Cultura

Espetáculo de teatro usa elementos da palhaçaria clássica no contexto amazônico

Promovido pela Companhia Las Cabaças, o projeto realiza espetáculos e oficinas de teatro

O espetáculo “O Dia da Caça” é fruto do encontro artístico entre Las Cabaças e os também palhaços Esio Magalhães e Lily Curcio. Com o tema principal a típica caçada, a peça usa vocabulário da região amazônica com objetos cênicos (a boroca, a canoa, o arco e a flecha e o terçado) e situações típicas do universo ribeirinho, fazendo presente além do humor, a delicadeza e sensibilidade das atrizes diante dos assuntos abordados.

Além de Boa Vista, a dupla se apresenta em Alto Alegre, dando continuidade à itinerância pela região amazônica. O estado do Amazonas (nas cidades de Manaus, São Gabriel da Cachoeira e Santa Izabel do Rio Negro) e Acre (na capital Rio Branco e em Xapuri e Cruzeiro do Sul) já receberam a circulação de “O Dia da Caça”, contemplado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/2018. Em 2019 é a vez de Rondônia (Porto Velho e Ji-Paraná).

Sinopse:

As caçadoras Bifi e Quinan, famintas há 3 dias, passam uma noite na floresta seguindo rastros de bichos e procurando avidamente por comida, subindo e descendo rios em sua canoa e aprontando diversas confusões em terra firme.

As caçadoras Bifi e Quinan, famintas há 3 dias, passam uma noite na floresta (Foto: Divulgação)

Sobre Las Cabaças:

Las Cabaças é formado pelas palhaças Bifi (Juliana Balsalobre) e Quinan (Marina Quinan). As atrizes se conheceram em 1995, quando se formaram no Teatro-Escola Célia Helena em São Paulo. Foram professoras de teatro para crianças e adolescentes na Casa do Teatro na cidade de São Paulo e atuaram em hospitais públicos da capital paulista pela organização não-governamental Doutores da Alegria, onde formalizaram seu trabalho como dupla.

O trabalho que desenvolvem se concentra nas formas de
intervenções em espaços públicos e no cotidiano de comunidades no interior do Brasil, visando a troca humana e cultural e buscando transformar as experiências vividas em roteiros teatrais através da linguagem da palhaçaria. Desse trabalho surgiram 3 espetáculos de repertório: “Semi-Breve”, “Divagar e Sempre” e “O Dia da Caça”.

Desde 2006 as artistas mergulham numa pesquisa prática na região amazônica, visitando comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas, realizando apresentações e intervenções artísticas, sempre com a linguagem da palhaçaria clássica, buscando a troca humana e cultural, aprendendo o modo de vida, palavra, gestos e histórias.Mais informações:  www.lascabacas.com.br.

 Oficina de Palhaçaria

Além das apresentações, são realizadas ações de formações para artistas locais e busca um intercâmbio com estudantes e profissionais de teatro, circo e de palhaçaria, através de uma pesquisa na linguagem do palhaço apurando o jogo cênico, com um total de 9 horas. 

Outra ação de formação que também acontece no projeto é o “Encontro com artistas locais” onde as atrizes compartilham suas experiências com artistas locais sobre o fazer da cultura e da arte na região norte do Brasil.

Programação

De 22 a 24/10 das 18h às 21h – Oficina de Palhaçaria (925 vagas) – oficina gratuita de palhaçaria com foco na classe artística local. Local: Teatro municipal de Boa Vista.

As inscrições são feitas pelo e-mail: bifiquinan@gmail ou no Facebook Las cabaças.

Dia 25/10 as 14h – Apresentação gratuita do espetáculo “O Dia da Caça”  na escola Municipal Aquilino da Mota Duarte, com tradutor em libras

Dia 25/10 19h – Encontro com a classe artística em Boa Vista – Local: Espaço Usina café e cultura.Rua Raio solar,509, Joquéi Clube)

Dia 26/10 às 19h – Apresentação gratuita do espetáculo “O Dia da Caça” com tradução em libras – Local: Praça Germano Augusto Sampaio.

Dia 27/10 19h – Apresentação gratuita do espetáculo “O Dia da Caça” com tradução em libras em Alto Alegre – LOCAL: Praça Gonçalves Dias.

6) Dia 29/10  (Manhã)- Apresentação da contação de histórias “Las Cabaças contam” em Alto Alegre. Mais informações podem ser obtidas 98123 4851 – 99110 8408

Publicidade