Entretenimento

Espetáculo de teatro do Acre é apresentado em Boa Vista

'Oração para um Pé de Chinelo' é apresentada nesta quinta-feira, 19. O evento faz parte da programação do Amazônia das Artes

Três personagens fazem parte do espetáculo teatral ‘Oração para um Pé de Chinelo’. A história dos três se cruza quando Bereco comete um crime, e para escapar da polícia no barraco de Rato, que divide a moradia com Dilma.

O texto foi escrito em 1969 e é encenada agora pela Companhia Tanto de lá quanto de cá, do Acre. O grupo se apresenta pela primeira vez em Boa Vista nesta quinta-feira, 19, no Teatro Jaber Xaud, do Sesc Mecejana a partir das 20 horas. O espetáculo é gratuito e faz parte da programação do Amazônia das Artes. 

Enredo

Enquanto Rato e Dilma querem desaparecer do local, Bereco encontra no barraco uma condição de sobrevivência. A trama explora também o medo da delação entre essas figuras que vivem à margem da sociedade. A direção é assinada por Flávio Lofego.

‘São assuntos sobre os quais não se pode falar, no cotidiano de escolas que precisam de políticas de convivência/sobrevivência com as organizações criminosas. Mas o teatro chega lá, e conduz à reflexão de uma maneira que escapa às tentações maniqueístas e paternalizantes’, explica o grupo.

Companhia Tanto de Lá Quanto de Cá

A Companhia Tanto de Lá Quanto de Cá, produtora do espetáculo, participou do IX Festival de Teatro e Performance Internacional (Festepe), em Lima, no Peru. Além disso, a peça também foi apresentada nas cidades acreanas de Brasileia, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus. O espetáculo já passou por algumas cidades do interior através do projeto Jamaxi Cultural e com recursos próprios em Cobija, na Bolívia.

Ficha Técnica

Texto: Plínio Marcos

Direção e iluminação: Flávio Lofêgo

Produção, Operação de Luz e Voz em off: Hernan Castro

Tradução para o Espanhol: Manuel Guerrero

Elenco: Lília Pontes, Anderson Assef e Yuri Montezuma

Intervenção cultural


Durante toda a semana, o projeto cultural Amazônia das artes oferece uma programação cultural no Teatro Jaber Xaud. Nesta quinta-feira, também será a vez da apresentação ‘(In)Visibilidade’ com a performance do ator Rafael Barros de Rondônia  que já foi apresentada no Rio de Janeiro e Minas Gerais, ganhando prêmios de “Melhor Ator Categoria Rua” e “Melhor Espetáculo Categoria Rua” no XVI Festival de Teatro de Conselheiro Lafaiete/MG. A intervenção ocorre no Terminal Urbano José Campanha Wanderley às 17 horas.

Serviço

(In)Visibilidade (RO) – Performance

Data: 20/07/2018 – (Quinta-feira)

Hora: 17h

Local: Terminal Urbano José Campanha Wanderley (Centro)

Classificação: Livre

Duração: 60min

Oração para um Pé de Chinelo (AC) – Teatro

Data: 19/07/2018 – (Quinta-feira) 

Hora: 20h

Local: Teatro Jaber Xaud

Classificação: 12 anos

Duração: 60min

Entrada Franca