Saúde e Bem-estar

Especialista fará palestra grátis sobre obesidade e diabetes

Palestra será realizada nessa quarta-feira (07) no Aipana Plaza Hotel. Entrada franca

“Tratamento da obesidade e do diabetes: o que há de novo?” é o tema da palestra do cirurgião bariátrico, Victor Dib que aborda novos métodos menos invasivos para tratar as doenças do sobrepeso.

“Serão abordadas as mais modernas formas de tratamentos endoscópicos e cirúrgicos para a obesidade leve e moderada, tratamento cirúrgico do Diabetes, tratamento endoscópico para quem já operou e recuperou peso”, adiantou o médico.

Ele afirmou que a ideia é passar esclarecimento amplo sobre obesidade e diabetes como doenças crônicas e as formas de tratamento endoscópicos e cirúrgicos. “Usaremos linguagem de fácil entendimento e esclarecedora sobre duas doenças crônicas: obesidade e diabetes. Vamos fazer a desmitificação dos métodos endoscópicos e cirúrgicos”, afirmou.

A obesidade é uma doença caracterizada, basicamente, pelo excesso de gordura corpórea acarretada pela alta ingestão e pouco gasto de calorias. Está associada a questões genéticas, hormonais e comportamentais, gerando complicações como hipertensão, refluxo, apneia do sono, diabetes mellitus, problemas articulares etc.

Médico aborda novos métodos para tratar diabetes e obesidade (Foto: Divulgação)

Atualmente, a obesidade deve ser considerada uma doença crônica, que afeta grande parte da população mundial. No Brasil está se tornando endêmica, atingindo em torno de 30 milhões de pessoas.

Para classificar a obesidade é usado o Índice de Massa Corpórea (IMC), que é calculado dividindo o peso (kg) pela altura (metros) ao quadrado. É considerado sobrepeso o valor de 25 a 30; obesidade grau I de 30 a 35; obesidade grau II de 35 a 40; e obesidade grau III ou mórbida acima de 40.

Currículo

Victor Dib é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

 Pós-graduado em Endoscopia Digestiva pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). O médico é mestre em Cirurgia Geral/Abdominal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 Doutor em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O palestrante é membro titular das seguintes sociedades: Sociedade de Cirurgia Vídeo-Endoscópica (SOCIVERJ), Sociedade Brasileira de Cirurgia Videolaparoscópica (SOBRACIL-RJ), Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Federação Internacional de Cirurgia da Obesidade (IFSO) e Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (ASBMS).

A obesidade é uma doença caracterizada, basicamente, pelo excesso de gordura (Foto: Divulgação)

Palestra gratuita

Evento será realizado nessa quarta-feira (07) no Aipana Plaza Hotel, à partir das 19 horas. As inscrições podem ser feitas pelo link http://bit.ly/palestraobesidade ou pelo telefone 99115-2570.

Serviço: Palestra sobre Tratamento da obesidade e do diabetes: o que há de novo?

Data: 7 de novembro

Local: Aipana Plaza Hotel – Centro

Hora: 19h

Entrada: gratuita

Inscrição: http://bit.ly/palestraobesidade

Informações: 99115-2570