Cotidiano

Esgoto transborda e causa transtornos a moradores

Mais uma vez, moradores de Boa Vista passam por transtornos causados por esgoto que estourou e transbordou na Avenida Ville Roy, esquina com a Rua Caribe, no Bairro São Vicente.

Denúncias feitas por moradores e trabalhadores da Avenida Ville Roy e da Rua Caribe dão conta do transbordamento do esgoto está causando danos e problemas aos moradores e empresários próximos ao local. Segundo os moradores, o problema já ocorre há aproximadamente um mês e nada foi resolvido pela Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer).

A gerente de um hotel no local, que prefere que seu nome não seja citado na matéria, disse que recebeu reclamações de que o problema estaria em suas instalações. Ela conta que após moradores reclamarem do mau cheiro, ela mesma se encarregou de cuidar da situação e após o início das obras, ficou constatado que o problema na verdade estava nas tubulações da rua que estavam completamente entupidas, o que causava o entupimento dos bueiros e transbordamento do esgoto no local. “Tivemos que gastar mais de R$ 500,00 para constatar que o problema não estava na tubulação do hotel e sim da rua inteira”, informou a gerente do hotel.

Ela contou ainda que após a constatação, entrou em contato com a Caer para que o problema fosse sanado, mas que até o momento, nada havia sido feito.  A moça ainda informou que há poucos dias, a tampa do bueiro, que fica localizado na esquina das vias, estava aberto, podendo causar riscos para quem fosse manobrar para no sentido da Rua Caribe. A gerente diz que só espera que a obra seja feita para melhorar a qualidade do local. “O que necessitamos aqui é que a Caer venha desentupir esse esgoto”, comentou.

Alexandre Lima, vendedor de um comércio ao lado do bueiro com problema, informou à equipe de reportagem que a situação já vem se estendendo há cerca de dois meses, e que a Prefeitura já havia sido acionada e teria informado aos moradores que o hotel próximo ao local era quem deveria fazer a obra. E que mesmo depois da obra, o mau cheiro ainda incomodava os moradores e trabalhadores da região.

De acordo com Alexandre, nos dias chuvosos a situação do lugar é insuportável e já chegou inclusive a ocasionar problemas com clientes do estabelecimento, que reclamam do mau cheiro e do acúmulo de água, já que segundo ele, a água não consegue escorre com os bueiros entupidos. “Quando chega o período da tarde é pior ainda e os clientes entram aqui reclamando”, destacou. Ele diz ainda que já entraram em contato com a Prefeitura e a Caer, e que teriam agendado uma visita da Caer no local há cerca de 20 dias, mas até o momento não foi realizada.

Um morador da Rua Caimbé, que preferiu não se identificar, disse que há cerca de 20 dias o mau cheiro estava muito forte no local, e que até a Vigilância Sanitária já teria sido acionada, mas também não teria dado resposta.

OUTRO LADO – A Caer informou que a situação relatada pelos moradores da Avenida Ville Roy, esquina com Rua Caribe, no bairro São Vicente, será solucionada ainda nesse final de semana.

A Companhia esclareceu também que durante o inverno, as ocorrências de extravasamento são corriqueiras, muitas delas em decorrência de descarte incorreto de lixo doméstico, além do desvio da água da chuva para dentro do sistema, uma vez que a estrutura da rede não é dimensionada para esse fim.

A Companhia informou ainda que possui um canal de comunicação direto com o consumidor, por meio do número 0800.280.9520, das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, sábados, domingos e feriados, de 8h às 18h e pelo aplicativo Caer Mobile (disponível para Android e IOS) ou por meio do portal, www.caerr.com.br.

Já a Prefeitura não respondeu nossos questionamentos até o fechamento desta matéria.