Cultura

Escritor lança livro de poemas sobre inquietudes humanas

Para o autor, o poeta precisa buscar diversos temas e permitir sensações por meio de seus textos

“Alguém expressou um dia que o preço da liberdade é a eterna vigilância? Então, busco a liberdade… Do meu sonho não utópico. Mas que seja um sonho real, onde eu possa lutar. E tornar guapo, o brio vital”, esses versos são do poema ‘Sonhador do Absoluto’, que dá o nome ao livro do professor e filósofo Sebastião Pereira do Nascimento. 

Sebastião é roraimense, segundo ele mesmo, zoólogo de profissão, filósofo de formação e poeta por opção. O livro ‘O Sonhador do Absoluto’, publicado pela editora CRV, reúne 150 textos poéticos de diferentes expressões estéticas. Sebastião é colunista do Jornal Folha de Boa Vista, e já publicou diversos artigos acadêmicos, mas é a primeira vez que lança uma coletânea de poemas.

“Na obra, falo sobre o desconcerto do mundo, das coisas insensatas e das inquietudes humanas. É só por meio da escrita que o poeta consegue se expressar, e esse livro é um instrumento que uso para transmitir as emoções e meus sentimentos”, explica.

Para o autor, o poeta precisa buscar diversos temas e permitir sensações por meio de seus textos. Os poemas foram escritos em vários momentos de sua vida, assim teve a ideia de reuni-los em uma coletânea.

“O poeta é parte do universo, e o universo está sempre interagindo, então depende muito do momento em que ele se encontra, o poeta pode escrever romances, conflitos, sobre quem ele se importa no momento, porque a poesia é emoção. Às vezes você está conversando com uma pessoa e se emociona, e está passando aquele sentimento pelo diálogo. O poeta é assim, ele usa os versos para passar a emoção na escrita”, relata.

Após o lançamento, o livro estará à venda no Clube do Livro, localizado no Terminal do Caimbé. A obra também está disponível no site da editora CRV /www.editoracrv.com.br/.

Lançamento

A obra terá pré-lançamento nesse sábado (09), durante a Feira de Artesanato, na Praça Velia Coutinho, a partir das 19h. O lançamento oficial ocorre no dia 14 de junho, no auditório do Necar, da Universidade Federal de Roraima, às 16h.

Mente brilhante

Mente que pensa
Que adoça a ternura
Que ampara o corpo
E controla a loucura
Que permite o ócio
Domina o desejo
Que sacia o ódio
E transmite o medo
Que ativa o cansaço
Motiva o prazer
E condena a dor
Que faz o pecado
Alarga o sorriso
E transcende a cor

Serviço
Lançamento do livro ‘O Sonhador do Absoluto’
Data: 14 de junho
Local: Auditório do Necar – UFRR
Hora: 16h
Entrada Fraca