Esporte

Escola indígena participa em peso no futsal pelo JER's

A escola trouxe uma delegação composta por 54 integrantes com três equipes na modalidade futsal e uma no futebol de campo

A Escola Indígena José Marcolino é uma das participantes da Etapa Final dos 47° Jogos Escolares. Com um total de 54 integrantes a contar com alunos/atletas e dirigentes, a delegação trouxe para a disputa Estadual uma equipe de futebol e três no futsal, no qual se destacaram nos últimos dias fazendo boas partidas. As finais da modalidade serão realizadas neste sábado, 1º, no Ginásio Hélio Campos.

Já no sétimo dia, destas, seguia na disputa apenas o infantil (15 a 17 anos) no naipe feminino pela semifinal do futsal da categoria. Além do grande número de atletas, chama a atenção o alto número de sua torcida. Cerca de 200 pessoas torceram nas arquibancadas incluindo pais, amigos e apoiadores. A escola é da comunidade indígena Contão, pertencente ao Município de Pacaraima, cerca de 225 km de Boa Vista. 

Antes de chegar a Etapa Final, a José Marcolino disputou a Fase Classificatória em Alto Alegre, onde conseguiu trazer para a capital quatro equipes: Dois mirins (12 a 14 anos) no futsal, sendo um masculino e outro feminino, um mirim masculino no futebol, e o infantil feminino.

Até esta quinta-feira, 30, restavam apenas dois coletivos da escola no futsal. O penúltimo a deixar o sonho de ser campeão estadual foi o mirim masculino, que ao empatar em 1 a 1 pelas quartas de final com o CEM Maria Mariselma, foi eliminada nos pênaltis.

No mesmo dia, o time feminino infantil derrotou o CEM Luiz Rittler de Lucena por 4 a 1 e seguiu na competição. Hoje, 31, pelas semifinais do Futsal,  a equipe de Pacaraima encarou a escola Sales Guerra, de Caracaraí, mas não conseguiu superar as adversárias e amargou uma derrota por 5 a 3. Neste sábado, 01, a briga será pela medalha de bronze, o terceiro lugar da competição. 

“Tem uma frase que eu falo pra elas: ‘Que a vontade de se preparar seja maior que a de vencer’. Vencer é um resultado de um bom preparo. A gente vai continuar trabalhando, tentando melhorar o preparo deles e quem sabe um dia ser campeão”, relatou Jadson Marcolino, treinador de futsal.

Coordenadora da escola indígena, Adine Marcolino, lamentou a derrota, mas ressaltou vitoriosa a chegada de seus alunos  na Etapa Final.

“Considero muito vitoriosa a escola porque só em chegar até aqui em Boa Vista a gente teve a vitória. Muitas escolas quiseram chegar e não conseguiram, e nós trouxemos de lá quatro equipes”, afirmou.

As disputas dos Jogos Escolares de Roraima iniciaram no último dia 25 e seguem até o dia 1º de setembro. Os campeões estaduais representam o estado na fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude dos dias 12 a 25 de novembro em Natal/RN. Antes, as modalidades coletivas disputam a Fase Regional em Manaus/AM entre os dias 19 e 23 de setembro. Antes de chegar à capital potiguar, as individuais seguem direto para o Rio Grande do Norte.   

***Matéria atualizada as 14h10 retificando o resultado da semifinal desta sexta-feira, 31.