Cotidiano

Escola do Legislativo recebe grande demanda por inscrições em cursinho

Logo no primeiro dia, foram 600 pessoas inscritas para 250 vagas em um curso ofertado na área de Direito

A procura por vagas no cursinho preparatório para concursos públicos ofertados pela Escola do Legislativo Cursos Preparatórios, situada no bairro Silvio Botelho, na zona oeste de Boa Vista, surpreendeu a expectativa dos gestores da unidade de ensino. Inaugurado no início desta semana pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier (SD), o prédio tem a capacidade de atender até 1.500 alunos por dia.

No primeiro dia de inscrições para essa capacitação, em especial na área de Direito a procura foi grande. “São 600 pessoas e tínhamos pensando em 250 vagas. Mas, com toda certeza, vamos conseguir atender a todos”, disse Jalser, ao complementar que a procura intensa é devido ao curso envolver disciplinas e conteúdos específicos que não são trabalhados no Ensino Médio, como Direito Constitucional e Administrativo, Civil e Penal. “Outro fator que podemos destacar é o fato do prédio estar situado na zona oeste, ampliando essa oportunidade para as pessoas que têm mais dificuldade de chegar ao Centro, que é onde está localizada a maioria dos cursinhos desse formato”.

Há ainda vagas para cursos de inglês, espanhol e informática, além de preparatório para Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e vestibular. “Essas iniciativas só provam que o papel do Poder Legislativo é mais amplo do que as pessoas imaginam, e oportunizam chances para a população. Estamos cada vez mais próximos da sociedade”, destacou.

PÚBLICO – Francisca da Silva, moradora do bairro Sílvio Botelho, esteve na Escola na segunda-feira, 14. “Eu passava na frente ao prédio, olhava, mas achava que as aulas seriam pagas. Daí, procurando no Facebook, disseram que eram grátis. Resolvi me inscrever e fazer o curso preparatório para ter mais noção”, disse. Ela tem três filhos pequenos e está buscando capacitação para tentar uma vaga no serviço público. “Quero arrumar um emprego e dar uma vida melhor aos meus filhos”, disse.

Caso semelhante ao de Solange Matos, que também mora aos arredores da unidade de ensino. “Estou desempregada e optei por cursar inglês por perceber uma oportunidade de ser inserida no mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente. Estou muito ansiosa para o início das aulas. Essa escola aqui no bairro é um grande acerto”, comentou.

INFORMAÇÕES – A unidade está localizada na Avenida Solón Rodrigues Pessoa, número 1313, bairro Sílvio Botelho, e funciona nos três turnos. Para se inscrever é preciso ter idade acima de 16 anos e portar cópia e original de comprovante de residência e carteira de identidade.