Saúde e Bem-estar

Entenda as causas de dentes frágeis e quebradiços

Para evitar os dentes quebradiços e as suas complicações, o cirurgião dentista Mauro Raposo indica adotar uma boa higiene bucal

Você já foi surpreendido por um de seus dentes quebrando enquanto mordia algo macio ou sem causa aparente? Algum mau hábito ou problema de saúde bucal pode estar prejudicando sua arcada dentária e enfraquecendo seus dentes.

De acordo com o cirurgião dentista Mauro Raposo, as causas podem ser diversas, entre eles, o apertamento ou ranger dos dentes devido ao stress, nervosismo e ansiedade, ou quando se come alimentos duros como: Farinha, granola, castanhas e ossos.

“Além desses, as cáries são os problemas bucais mais comuns e mais prejudiciais à estrutura dentária. Esse problema pode afetar pontos cruciais para a firmeza e estruturação dos dentes, causando quebras e até perdas dentárias definitivas” reforça o dentista.

Para evitar os dentes quebradiços e as suas complicações, o odontólogo indica adotar uma boa higiene bucal, escovando os dentes após cada refeição e utilizando o fio dental diariamente. Além disso, visite um dentista regularmente.

“Ainda existem outros cuidados que podem estar diretamente relacionado a saúde dos dentes, como por exemplo, evitar brincadeiras próximo a piscinas, já que esta representa a maior porcentagem de acidentes envolvendo lesões traumáticas bucais” explica.

Evitar alimentos duros e ácidos também é uma dica importante. “Principalmente sobre dentes já restaurados pois apresentam maior fragilidade. Procurar realizar com frequência atividades físicas aeróbicas com a finalidade de liberar a tensão emocional do dia a dia também auxiliam a saúde dos dentes” reforçou.

O que fazer quando perceber que um dente quebrou?

Procurar imediatamente um Cirurgião Dentista, para que o mesmo possa reparar o dano. “Quanto antes a procura pelo profissional, maior a possibilidade de sucesso. A ausência de dor em caso de fraturas não nos diz que não possa ser um problema mais sério visto que dentes tratados endodônticamente ou necrosados podem não apresentar dor” finaliza.