CARNAVAL 2018
Ene Garcez será interditada hoje
Local será fechado para tráfego a partir das 15h no trecho que compreende a Avenida Major Williams até a Rua Forte São Joaquim
Por Paola Carvalho
Em 09/02/2018 às 01:35
Prefeitura de Boa Vista iniciou a montagem da estrutura do Carnaval 2018, próximo à Praça Fábio Marques Paracat (Foto: Nilzete Franco)

A partir das 15h desta sexta-feira, 9, a Avenida Capitão Ene Garcez será interditada para montagem da estrutura e realização do Carnaval 2018 da Prefeitura de Boa Vista. Nos últimos anos, a festa tem sido realizada na área que abrange a Praça das Águas, Praça Fábio Marques Paracat e o Palco Velia Coutinho.

De acordo com o chefe da Fiscalização da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran), Ney Brito, o trecho ficará interditado até a próxima terça-feira, 13, no sentido Centro - Bairro Aeroporto e Bairro Aeroporto – Centro, no trecho que compreende a Avenida Major Williams até a Rua Forte São Joaquim, próximo ao 6º BEC.

Durante o período, é recomendado que os condutores utilizem a rota alternativa que também será usada pelo transporte público, na Rua Manoel Correia, localizada atrás da Câmara Municipal de Boa Vista.

O chefe de Fiscalização acrescentou que as vias serão liberadas parcialmente no período em que as festas não tiverem ocorrendo. No sentido Centro - Bairro, a via será liberada logo após finalização do evento, a partir de 1h da manhã e voltará a ser fechada às 15h.

Já o trecho que liga o Bairro - Centro será parcialmente liberado, sendo isolada apenas uma das mãos e deixando os condutores com uma faixa de trânsito durante a manhã e voltando a ser isolada no período da tarde.

OUTRAS INTERDIÇÕES - Com relação às demais festas de carnaval e passagem de blocos em outros pontos da cidade, o chefe de fiscalização informou que o funcionamento será similar ao que é utilizado nas corridas de rua da Capital. "Assim que o evento acabar, as ruas serão liberadas. Vai funcionar da mesma maneira que o Carnaval no Centro, com rotas alternativas e agentes do Smtran nos arredores para fiscalização. A diferença é o tempo da festa que é mais curto", frisou.

Atuação da Smtran será redobrada

Durante o período das festas, cerca de 30 agentes da Smtran e o Grupo Tático de Trânsito (GTT) ficarão responsáveis pela fiscalização e combate de irregularidades no tráfego. Além disso, panfletos informativos também serão distribuídos aos presentes com auxílio dos jovens do Projeto Crescer.

Segundo Ney Brito, a orientação será mais uma vez focada no combate ao consumo do álcool aliado à direção. "Nós vamos frisar, assim como em todos os carnavais, que o consumo do álcool acaba sendo gerenciador de acidente de trânsito. O álcool que gera a alta velocidade, a falta de consciência e o não obedecimento às leis de trânsito", disse.

A recomendação da Smtran é que os condutores que forem ingerir bebida alcoólica não dirijam e se utilizem do transporte público, ou do transporte alternativo ou faça a chamada "Amigo da Vez", em que um familiar ou pessoa próxima, devidamente habilitada e que não beba no dia, fique responsável pelo transporte dos foliões.

O chefe da Fiscalização frisou ainda que, a Smtran estará no local em pontos estratégicos, que estarão isolados e também em rondas ostensivas durante todo o evento nas imediações da festa. "A expectativa é que como isso a gente consiga coibir algumas práticas, alguns abusos e corrigir alguns estacionamentos. A gente nota que, todos os anos acontecem casos de estacionamento irregular, em cima das calçadas, em local de rampa de acesso para cadeirantes e principalmente aquele que tira o direito de ir e vir do outro, ou seja, nas garagens das residências", completou.

Os moradores dos arredores da Praça Fábio Marques Paracat que se depararem com um veículo estacionado em frente à sua residência em local de garagem ou a população que reconhecer uma irregularidade no trânsito podem acionar a Central 153 ou 156. "A informação vai ser repassada e a viatura que estiver mais próxima do local irá verificar o ocorrido", acrescentou Ney. (P.C)

***
Gostou?
0
0
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!